quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Documentário com imagens inéditas do Concílio Vaticano II inclui a intervenção do Beato João Paulo II

Dom Claudio Maria Celli

ROMA, 20 Set. 12 / 11:14 am (ACI/EWTN Noticias).- O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, Dom Claudio Maria Celli, apresentou ontem o documentário mais completo que existe sobre o nascimento e a vida do Concílio Vaticano II, que inclui numerosas imagensinéditas, entre elas, as da intervenção do Beato João Paulo II.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, Dom Celli explicou que o "docu-filme", tal como o chamaram, tem a intenção de manter vivos os arquivos da filmoteca do vaticano.

"Este é um patrimônio que temos nas mãos, não queremos que seja um patrimônio morto, mas sim que seja um momento de vida, de imagens e de riqueza compartilhada, porque o Concílio não é uma riqueza de museu arqueológico, mas sim algo vivo que tem um profundo sentido para hoje e ilumina o caminho de hoje. Dos homens e também da Igreja", afirmou.

Entre as joias deste documentário, encontra-se a intervenção em latim do então Arcebispo de Cracóvia, Dom Karol Wojtyla –hoje Beato João Paulo II–, oferecendo sua contribuição ao Concílio. "É muito formoso escutar a este jovem bispo polonês intervindo sobre algumas temáticas", expressou.

Segundo Dom Celli, "o Concílio ainda não foi difundido o suficiente, e não se expressaram todas as potencialidades que tem, para que esta riqueza humano-eclesiástica seja posta nas mãos da maioria das pessoas".

O documentário foi editado por Micromegas Comunicazione, e sua distribuição mundial está prevista para 11 de outubro de 2012, dia do 50° aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e data de início do Ano da Fé.

Conforme explicou o dicastério, o Ano da Fé será uma oportunidade para explicar e documentar sobre as grandes temáticas tratadas pelo Concílio Vaticano II, e este "docu-filme" reconstrói muito bem o clima histórico, teológico, cultural e emotivo daquele acontecimento.

As imagens originais da época mostram de maneira clara os momentos mais significativos, a longa fase prévia de preparação, e a extraordinária transformação da Basílica de São Pedro em Sala Conciliar.

A produção, além disso, apresenta 14 entrevistas inéditas a diversos Cardeais, Patriarcas, e Arcebispos, que participaram vivamente o evento e que aprofundam sobre as temáticas que contêm as quatro Constituições, os nove Decretos e as três Declarações, que compõem o texto conciliar.

Dom Celli acrescentou que o "docu-filme" procede de até doze horas de filmagem, cujas imagens, têm pensado distribuir em DVDs com qualidade de imagem em alta definição.
Dom Celli e sua contribuição ao Concílio Vaticano II

A autoridade vaticana explicou que ele mesmo, durante sua época de seminarista, colaborou nos trabalhos e na abertura do Concílio. "Ocupei-me do trabalho mais humilde, fomos um grupo de seminaristas que ajudávamos aos padres conciliares a que encontrem o lugar onde sentar-se".

Dom Celli foi um dos que ajudou aos quase três mil bispos do mundo, a localizar seu lugar na nave central da Basílica de São Pedro do Vaticano. Isto "requeria um esforço técnico e logístico impressionante", recorda.

O Prelado assinalou que o Concílio Vaticano II, não foi uma simples cerimônia, foi um encontro prolongado por vários anos de trabalho, reuniões, votações, e intercâmbio de diferentes ideias e temáticas entre os padres conciliares.

"Agora quisemos oferecer aos jovens, e a quem nunca o conheceu, um "docu-filme" porque queremos que as pessoas tenham o conhecimento mais rico e sugestivo possível dos trabalhos do Vaticano II. Assim das 200 horas que temos selecionamos as imagens mais belas e significativas".

O Concílio "marcou fortemente o caminho da Igreja, mas também o mundo, porque há valores que contribuíram e que também têm significado para a humanidade", concluiu Dom Celli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário