quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Veja 5 dicas para escolha do candidato

Kelen Galvan
Da Redação
CNBB
Pedro Gontijo, secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB

A menos de um mês das eleições para a escolha do prefeito e dos vereadores em cada município do país, ainda é possível encontrar eleitores que não sabem em quem votar.

A situação ainda é mais complexa nas cidades com menos habitantes onde o número de candidatos, e portanto, opções, diminui. Para orientar os eleitores, entrevistamos o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB, Pedro Gontijo, que aponta cinco dicas para escolher o melhor candidato.

1º Conheça a vida dos candidatos

É importante que as pessoas verifiquem a vida dos candidatos, seja no histórico pessoal ou na vida pública, e procurem saber como é o comportamento dessa pessoa. Alguém que, muitas vezes, não tem uma vida individual e privada devidamente correta já dá sinal do que vai fazer na função pública.


No caso dessas eleições que são municipais, para prefeitos e vereadores, os candidatos são pessoas mais próximas do cotidiano. Normalmente, em cada bairro existem um ou mais candidatos.

Então, de certa forma, são os candidatos que temos mais facilidade de conhecer, porque certamente são pessoas que têm uma história na nossa cidade, ou não. A própria verificação da história deles vai nos mostrar se eles são pessoas da nossa cidade ou pessoas vindas de fora, vamos saber porque mudaram para cá e quais são de fato os interesses que eles têm na nossa cidade.

2º Procure saber se eles já ocuparam funções públicas e como foram suas condutas

Ao pesquisar sobre os candidatos é importante verificar se eles já ocuparam funções públicas ou se pretendem renovar o mandato eletivo. Se o candidato já exerceu outro cargo público, procure saber como ele realizou essa função.

Inclusive é importante verificar se são candidatos Ficha Limpa, se não há nada que desabone sua conduta pública. E dá para conhecer, porque a medida que eles estão fazendo campanha, podemos procurá-los para ter essa informação diretamente.

3º Descubra quais as propostas desse candidato para a cidade

Quais os interesses que os candidatos estão se propondo a representar? Esse é um aspecto muito importante porque no período de eleição alguns candidatos fazem promessas que não poderão cumprir, simplesmente, por não serem atividades do cargo que ele pretende ocupar.

Por exemplo, se um vereador começa a prometer obras desconfie, porque há algo errado. Isso porque a Câmara dos Vereadores não faz obras, quem faz é o executivo. É preciso ficar de olho nesse tipo de comportamento.

Os eleitores podem começar a se informar sobre qual a função específica do vereador e o que é específico da ação do prefeito, para conseguir diferenciar como as pessoas estão fazendo a propaganda da sua candidatura. É nessa perspectiva que as políticas públicas têm maiores chances de serem efetivadas e trazerem melhorias para a comunidade. Quanto mais transparência na gestão pública, melhor.

Analise também quais as propostas que os candidatos apresentam para a vida da comunidade, quais são as propostas para o sistema viário, para o meio ambiente, para a saúde, etc.

Convide cada candidato para uma conversa, para que eles tragam informações e assumam compromissos. Procure verificar melhor sobre eles com pessoas que os conhecem. Busque saber dos processos nos quais eles estejam envolvidos.

É preciso pesquisar bem os candidatos, conhecer suas propostas, seus partidos e analisar aqueles que mais se enquadram nos valores que nós defendemos. E então, escolher aquele que mais se encaixa, mesmo que não seja o candidato ideal.

4º Verifique se eles se propõe a exercer sua função com transparência

Nas propostas dos candidatos existe algo que ajude a dar mais transparência? Que ajude no combate à corrupção?. Por exemplo, o Ficha Limpa, que é uma lei para evitar o acesso de candidatos "ficha suja" nas eleições tem sido transferida para outras esferas. O executivo e o legislativo de vários estados e municípios têm aprovado legislações para que a lei seja válida também para cargos comicionados.

Esse é um aspecto que precisa ser verificado também. Os candidatos a vereador da minha cidade concordam com isso? Gostariam de implantar políticas dessa forma em nossa cidade? Suas propostas fortalecem a transparência do estado? Fortalecem os mecanismos de fiscalização e acompanhamento? Há interesse em impedir que pessoas "ficha suja" assumam funções públicas?

5º Analise se as propostas favorecem a democracia participativa

Outro aspecto a ser observado é se os candidatos promovem uma maior participação da sociedade. Analise se na campanha desse candidato existe algo em termos de fortalecimento da democracia participativa. Nós temos aí vários conselhos nacionais, estaduais e municipais.

Na época de eleição, muitas pessoas participam, mas depois não há uma participação efetiva no acompanhamento dos mandatos e é fundamental acompanhar o exercício dos mandatos, tanto dos vereadores quanto do prefeito.

O voto simplesmente acaba não tendo muito efeito se, depois das eleições, nós não fizermos esse processo de acompanhamento. Portanto, após o período eleitoral voltem a conversar com o candidato sobre o cumprimento dos compromissos assumidos e o exercício do seu mandato.

A eleição é um momento extremamente importante, mas é apenas um momento. Existem todos os outros momentos em que precisamos acompanhar o candidato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário