quarta-feira, 15 de agosto de 2012

São Roque - 16 de agosto

     
São Roque
1295-1327

Roque nasceu no ano de 1295, na cidade de Montpellier, França, em uma família rica, da nobreza da região. Outros dados sobre sua vida e descendência não são precisos. Ao certo, o que sabemos é que ficou órfão na adolescência e que vendeu toda a herança e distribuiu o que arrecadou entre os pobres. Depois disso, viveu como peregrino andante. Percorreu a França com destino a Roma. 
Mas antes disso Roque deparou com regiões infestadas pela chamada peste negra, que devastou quase todas as populações da Europa no final do século XIII e início do XIV. Era comum ver, à beira das estradas, pequenos povoados só de doentes que foram isolados do convívio das cidades para evitar o contágio do restante da população ainda sã. Lá eles viviam até morrer, abandonados à própria sorte e sofrendo dores terríveis. Enxergando nas pobres criaturas o verdadeiro rosto de Cristo, Roque atirou-se de corpo e alma na missão de tratá-los. Iluminado pelo Santo Espírito, em pouco tempo adquiriu o dom da cura, fazendo inúmeros prodígios. 
Fez isso durante dois anos, ganhando fama de santidade. Depois partiu para Roma, onde durante três dias rezou sobre os túmulos de são Pedro e são Paulo. Depois, por mais alguns anos, peregrinou por toda a Itália setentrional, onde encontrou um vasto campo de ação junto aos doentes incuráveis. Cuidando deles, descuidou-se de si próprio. Certo dia, percebeu uma ferida na perna e viu que fora contaminado pela peste. Assim, decidiu refugiar-se, sozinho, em um bosque, onde foi amparado por Deus. 
Roque foi encontrado por um cão, que passou a levar-lhe algum alimento todos os dias, até que seu dono, curioso, um dia o seguiu. Comovido, constatou que era seu cão que socorria o pobre doente. 
O homem, que não reconheceu em Roque o peregrino milagreiro, a partir daquele momento, cuidou da sua recuperação. Restabelecido, voltou para Montpellier, que, na ocasião, estava em guerra. Confundido como espião, foi preso e levado para o cárcere, onde sofreu calado durante cinco anos. No cárcere, continuou praticando a caridade e pregando a palavra de Cristo, convertendo muitos prisioneiros e aliviando suas aflições, até morrer. 
Diz a tradição que, quando o carcereiro, manco de nascença, tocou com o pé o seu corpo, para constatar se realmente estava morto, ficou imediatamente curado e começou a andar normalmente. Esse teria sido o primeiro milagre de Roque, após seu falecimento, ocorrido em 16 de agosto de 1327, na prisão de seu país de origem. 
O seu culto foi reconhecido em 1584 pelo papa Gregório XIII, que manteve a sua festa no dia de sua morte. Hoje, as relíquias de são Roque são veneradas na belíssima basílica dedicada a ele em Veneza, Itália, sendo considerado o santo Protetor contra as Pestes.



São Roque
NascimentoNo século XIV
Local nascimentoMontpellier - França
OrdemLeigo
Local vidaRoma
EspiritualidadeNo início, esse santo peregrino é mencionado nos cultos contra o terrível flagelo da peste. Aos 20 anos, ficou órfão e distribuiu sua herança entre os pobres. Quando partiu em peregrinação para Roma, teve o primeiro contato com as vítimas da peste, às quais não ocultou ajuda apesar dos riscos que corria, operou as primeiras curas milagrosas nessa época. Assim, Roque foi peregrinando, seguindo sobretudo o caminho da misericórdia. Quando passava por Placência, foi contagiado pela doença. Para não incomodar ninguém, saiu à procura de um lugar deserto a fim de morrer na solidão. Mesmo assim, sobreviveu graças a um cachorro sem dono que roubava pão para que o santo se alimentasse. Quem o encontrou foi o patrício Gotardo Pallastrelli, que o hospedou em sua casa até a total recuperação. Quando isso aconteceu, saiu de Placência, mas foi preso ao ser confundido com um espião. Morreu na prisão cinco anos depois, em total esquecimento.
Local morteAngera, Norte da Itália
MorteNo ano de 1378
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoSão Roque, que soubestes levar com fidelidade a sublime missão que lhe foi confiada, a mais nobre entre todas - a santa Caridade -, que operastes milagres de cura por intercessão de Nosso Senhor Jesus Cristo e tanto padecestes em dor física e moral pelas injustiças dos homens, rogamo-vos vossa proteção sobre todos os que estão neste momento sofrendo. Conceidei-nos também este coração cheio de misericórdia que tivestes, para que, por esta virtude, possamos também nós alcançar a aterna misericordia de nosso Pai Celestial. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
DevoçãoAjuda aos doentes, auxílio aos necessitados
PadroeiroPestes perniciosas, epidemias
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Estevão da Hungria, Anbrósio, Arédio, Armagildo, Arsásio, Balsémio, Basília (Márts); Queremão (er); Císio (Márts); Cosme, Demetriano, Diomedes (Márts); Eleutério, Frambaldo (bispo); Omisaia, (papa); Roque, Sabas (Mártir); Serena, Simpliciano, Teodoro (bispo); Tito.
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário