domingo, 3 de junho de 2012

Namoro cristão - Celebrar o amor - Ir. Maurinéa Aparecida



Autora:Ir. Maurinéa Aparecida
Pequena Missionária de Maria Imaculada
Fonte:Lista Exsurge Domini
Transmissão: Taly

Mês de junho. Belo mês: festa Junina, Fogos e fogueiras, balões e muito mais para aquecer e deixar mais gostoso o ar frio deste típico mês de inverno; por falar em inverno, há no mês de junho uma magia toda especial: O dia dos namorados! Dia daqueles e daquelas que experimentam uma força mágica no coração, a força do amor.
Não dá para falar em namoro sem falar do jeito cristão de namorar. Infelizmente há no mundo um comércio devorador que, a todo custo, quer destruir a beleza e a pureza do amor.
O amor conjugal que tem seu início com o namoro é um dom de Deus, é algo sagrado, que gera e prolonga a vida humana na terra. Precisamos retomar o verdadeiro sentido do amor e do namoro.
O namoro não pode ser manipulado pelos meios de comunicação social como está acontecendo. Precisamos salvar a preciosidade e a beleza do namoro.
Nada é mais maravilhoso do que o amor no coração humano. O amor é vida, é alegria, é saúde.
O amor de que falamos se espelha na Palavra de Deus e tem seu fundamento nos ensinamentos de Jesus: "Ninguém tem maior amor do aquele que dá a vida por seus amigos"(Jo 15, 13).
Dar a vida no namoro significa: acolher, respeitar, compreender, abrir mão, confiar, perdoar...
Teríamos uma ladainha de atitudes e comportamentos que se espera de um namoro segundo os preceitos cristãos.
É claro que um namoro assim, em vista de um casamento saudável e duradouro, exige uma caminhada de fé, exige um morrer para si mesmo no dia a dia do convívio a dois. Exige ainda um compromisso mútuo de um e de outro. Muito diálogo e abertura de espírito.
Esta linguagem é a linguagem que o mundo não conhece ou ignora.
É necessário remar contra a correnteza do amor fácil, do amor que não é amor, mas relacionamento egoísta onde um se torna mero objeto para o outro.
Imagino o amor como uma água límpida da fonte que é capaz de purificar e curar as questões difíceis, de restaurar situações conflituosas, de estabelecer um convívio saudável e feliz.
O amor não se constrói de um dia para o outro, mas se ergue poderosamente numa caminhada onde um e outro se compromete em fazer a sua parte, onde cada um tem, no coração e na mente, a consciência de que construir a própria felicidade depende da construção da felicidade do outro.
Quando se pensa e se favorece o melhor para o outro indiretamente está favorecendo a própria felicidade pessoal.
É importante se divertir e brincar, porém, mais importante ainda é ter os pés no chão, ter consciência de que estamos diante de Deus e que a nossa liberdade é um dom e não podemos confundi-la, portando-nos como se tudo fosse permitido a qualquer hora. "Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu" (Ecl 3, 1).
Quando se precipita ou se age sem responsabilidade ou sem pensar nas conseqüências, o sofrimento é incalculável e as feridas podem demorar muito tempo para cicatrizarem e suas cicatrizes deixarão marcas profundas que poderão destruir o esplendoroso brilho do amor.
É maravilhoso viver o amor, celebrar o amor!
Que o dia dos namorados seja para todos os apaixonados, casados ou ainda não, uma ocasião propícia para refletir e amadurecer no relacionamento a dois.
Que cada um queira e invista na felicidade do outro e assim os dois serão verdadeiramente felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário