quinta-feira, 5 de abril de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/04/2012

7 de Abril de 2012 


Marcos 16,1-7

Comentário do Evangelho

Anúncio da ressurreição

As mulheres, em um transbordamento de carinho que tinham por Jesus, dirigem-se ao túmulo para embalsamar seu corpo. Tinham esperado passar o sábado para poderem comprar perfumes para o embalsamento. Chegando ao túmulo, preocupadas, o encontram aberto e, dentro, um jovem vestido de branco. Trata-se de um anjo, o qual lhes anuncia que Jesus, que foi crucificado, levantou-se (egerthê, traduzido por "ressuscitou"). É o mesmo Jesus histórico que a partir da Galileia exerceu seu ministério de testemunhar a todos a presença do Reino de Deus, reino de amor, no mundo. Elas são enviadas pelo anjo para anunciar aos discípulos que Jesus vai à frente deles para a Galileia. É a retomada da missão, e o próprio Jesus, agora acima da condição temporal e histórica, continuará presente entre eles. 



José Raimundo Oliva



Vivendo a Palavra

Em respeitoso silêncio, acompanhemos Maria Madalena e as companheiras que caminham até o túmulo do Senhor. E cheios de encantamento e esperança, lembremos o que diz o apóstolo Paulo em sua carta aos romanos: “se morremos com Cristo, acreditamos que também viveremos com Ele no Reino do Céu.” A ressurreição dá sentido à morte!




COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...


1. "Quem tem poder de dar a Vida, é condenado á morte"
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Eu lembrei-me das nossas comunidades por um instante, ao deparar com esses evangelho, Jesus havia ressuscitado Lázaro, o último sinal no evangelho de João, um grupo de Judeus que ali estava encontraram a Verdade e passaram a crer Nele, mas o outro grupo, foi correndo para "botar lenha na fogueira", envenenando os Fariseus, como se dissessem "Olha, se ninguém fizer algo esse homem vai ser Rei pois demonstrou uma vez mais o seu poder até sobre a morte".

Nas comunidades, quando Deus suscita os carismas nos irmãos e irmãs, que a ele se entregam, também acontece a mesma coisa, para alguns é fruto da graça e ao verem o crisma do outro ficam admirados e se enchem de salutar alegria louvando e bendizendo ao Bom Deus, outros há porém, que vão levar a notícia do sucesso daquele irmão, a pessoas que não gostam dele, só para semear ainda mais o ódio e a discórdia entre elas.

Os Fariseus levaram o assunto ao Conselho da Comunidade, que naquele tempo chamava-se Sinédrio, e o coordenador do Conselho, que era o Caifás teve uma idéia para fazer calar a Jesus e acabar com a sua fama. Certamente ele alardeou primeiro as "ameaças" que pesavam sobre a Comunidade Judaica, que estava bem afinada com o poder romano, se Jesus continuasse com aquela fama toda. Um Líder novo que não tinha compromisso nem com os Judeus e nem com os romanos, era muito perigoso naquela altura do campeonato. Então o melhor mesmo era matá-lo, para defender a segurança da nação de Israel.

O que Caifás defendia de unhas e dentes na realidade era o poder religioso e os privilégios e regalias que a sua classe dominante e opressora detinha. E assim, Aquele que era o Senhor da Vida e provara isso ressuscitando a Lázaro, acabara de ser condenado á morte, pelos da sua própria comunidade.
Fico pensando se hoje também, muitas vezes em nossas comunidades cristãs, não se sufoca novas lideranças, por medo de se perder o cargo ou o ministério que se ocupa. Certamente que sim... E a nova liderança, que poderia trazer ainda mais vida, acaba condenado à morte, desvalorizado e até ridicularizado naquilo que faz...

2. Anúncio da ressurreição
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração


Pai, livra-me da incredulidade que me impede de ser proclamador da ressurreição de teu Filho Jesus, por quem nos é oferecida a tua salvação.



3. A MORTE DE UM POR TODOS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Não deixa de ser estranho o fato de o sentido da morte de Jesus ter sido explicitado exatamente por quem estava tramando eliminá-lo: Caifás. Sem dúvida alguma, o sumo-sacerdote não tinha a intenção de profetizar a respeito de Jesus. O evangelista, no entanto, assim o interpretou.

Tudo culminou com a ressurreição de Lázaro. Os sumos-sacerdotes e os fariseus, reunidos em conselho, decidiram matar Jesus, baseando-se num falso argumento. Eles temiam pela sobrevivência da nação, se os romanos ficassem revoltados com os sinais realizados pelo Mestre. Evidentemente, Jesus representava menos perigo para os romanos do que outros grupos, reconhecidos como refratários aos dominadores estrangeiros.

Caifás propôs que Jesus fosse eliminado, e, assim, fosse poupada toda a nação. Eles cuidariam de eliminar o perigo, antes que se acendesse a ira dos romanos.

Embora o raciocínio do sumo-sacerdote fosse infundado, suas palavras tinham um quê de verdade. De fato, Jesus haveria de morrer em favor de toda a humanidade. Seu sacrifício traria benefício para todos, sem exceção. Por sua morte, ninguém mais estaria fadado à morte eterna. Este seria o sentido último da cruz.

Oração 


Espírito de gratidão, que eu seja profundamente grato a Jesus, cuja morte de cruz trouxe-me a salvação.





A luz da Ressurreição de Cristo nos envolve e alegra nesta noite santa


Postado por: homilia

abril 7th, 2012


Grande é a nossa alegria ao ver a luz que brilha nas trevas. É a noite santa da “Vigília Pascal”. O símbolo predominante desta noite de Páscoa é a luz.
O amor de Deus é glorificado na luz das maravilhas da criação (cf. Gn 1,1-2,2). Aprisionados nas trevas da opressão egípcia, os filhos de Israel se alegram ao ver a luz da libertação que os conduz à glória da liberdade (cf. Ex 14,15-15,1). Com a ajuda do profeta Isaías, o Senhor reacende as esperanças de seu povo oferecendo-lhe, gratuitamente, a vida em prosperidade e, deste modo, a luz da salvação (cf. Is 55,1-11).
É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. A palavra “círio” vem do latim “cereus”, de cera. O produto das abelhas que toma uma nova dimensão com Cristo. Uma vez acesso, significa, ante os olhos do mundo, a glória do Cristo Ressuscitado. Por isso, grava-se, em primeiro lugar, a cruz no Círio Pascal. A cruz de Cristo devolve a cada coisa seu sentido. Por isso, o Cânon Romano diz: “Por Ele segue criando todos os bens, os santificas, os enche de vida, os abençoas e repartes entre nós”.
Ao gravar, na cruz, as letras gregas “Alfa” e “Ômega” e as cifras do ano em curso, o celebrante proclama: “Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega. D’Ele é o tempo e a eternidade. A Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém”, exposta São Paulo. Ele expressa, com gestos e palavras, toda a doutrina do império de Cristo sobre o cosmos. Nada escapa da Redenção do Senhor. Homens, coisas e tempo estão sob Sua potestade.
O Círio Pascal é decorado com grãos de incenso que, segundo uma tradição muito antiga, passaram a significar, simbolicamente, as cinco chagas de Cristo: “Por Suas chagas santas e gloriosas nos proteja e nos guarde, Jesus Cristo Nosso Senhor”.
O celebrante termina a cerimônia acendendo o fogo novo, dizendo: “A luz de Cristo, que ressuscita glorioso, dissipe as trevas do coração e do espírito”.
Após acender o Círio que representa Cristo, a Coluna de fogo e de luz que nos guia pelas das trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança a procissão dos ministros. Enquanto a comunidade acende as suas velas no Círio Pascal, escuta-se cantar três vezes: “Eis a luz de Cristo!”
Essas experiências devem ser vividas com uma alma de criança, singela, mas vibrante, para estar em condições de entrar na mentalidade da Igreja nesse momento de júbilo. O mundo conhece demasiado bem as trevas que envolvem a sua terra em desgraça e tormento. Porém, nesta hora, pode-se dizer que sua desventura atraiu a misericórdia e que o Senhor quer invadir toda realidade com torrentes de Sua luz.
Já os profetas haviam prometido a luz: “O povo que caminha em meio às trevas viu uma grande luz”, escreve Isaías (Is 9,1; 42,7; 49,9). Essa luz que amanhecerá sobre a Nova Jerusalém (Is 60,1ss.) será o próprio Deus vivo que iluminará os Seus, e Seu Servo será “a luz das nações” (Is 42,6; 49,6).
O catecúmeno que participa dessa celebração da luz sabe, por experiência própria, que desde seu nascimento está em meio às trevas; mas tem o conhecimento de que Deus o chamou para sair das trevas e entrar em Sua luz maravilhosa (1Pd 2,9). Dentro de uns momentos, na pia batismal, “Cristo será sua luz” (Ef 5,14). Passará das trevas à “luz no Senhor” (Ef 5,8).
Em seguida, é proclamada a grande ação de graças. Esse hino de louvor, em primeiro lugar, anuncia a todos a alegria da Páscoa, alegria do céu, da terra, da Igreja, da assembleia dos cristãos. Essa alegria procede da vitória de Cristo sobre as trevas.
Seu tema é a história da salvação resumida pelo poema. Uma terceira parte consiste em uma oração pela paz, pela Igreja, por suas autoridades e seus fiéis, pelos governantes das nações, para que todos cheguem à pátria celestial.
Nesta noite, a comunidade cristã se detém mais do que o normal na proclamação da Palavra. Tanto o Antigo como o Novo Testamento falam de Cristo e iluminam a história da Salvação e o sentido dos sacramentos pascais. Há um diálogo entre Deus, que se dirige ao seu povo, e o povo que Lhe responde por meio de salmos e preces.
As leituras da Vigília têm uma coerência e um ritmo entre elas. A melhor chave de leitura é a que nos deu o próprio Cristo: “… e começando por Moisés e por todos os profetas em todas as Escrituras o que a Ele dizia respeito” (Lc 24,27).
A Celebração Eucarística é o ápice da Noite Pascal. É a Eucaristia central de todo o ano. Cristo, o Senhor Ressuscitado, nos faz participar do Seu Corpo e do Seu Sangue como memorial da Sua Páscoa.
O apóstolo Paulo nos apresenta o batismo como um sinal real da nossa participação na morte e ressurreição de Cristo Jesus. Pelo batismo morremos para o pecado e ressurgimos para a vida. É a luz da vida nova em Cristo ressuscitado que brilha nas trevas do pecado (cf. Rm 6,3-11).
A verdade da Ressurreição é a certeza da luz que brilha nas trevas e aponta a vida nova. Na escuridão, não vemos nada, mas quando se acende a luz, enxergamos a vida que é fruto do amor.
A vida gerada pelo amor só pode ser vista na claridade. Neste sentido, afirmamos que “o amor foi glorificado na Luz”. De fato, a “Luz da Ressurreição” faz com que a vida gerada, com a força do amor, seja exaltada, glorificada, tornando-se esplêndida aos nossos olhos.
O amor presente nas mãos de Jesus, que lava os pés de Seus discípulos e está presente no pão que lhes é repartido, é o amor assumido na Cruz e, hoje, glorificado na Luz da Ressurreição.
Cristo ressuscitou como havia dito. Aleluia! Somos todos convidados a acolher esta “noite da Luz eterna” para que, em meio às trevas do pecado e de tantos outros problemas e desafios, brilhe e se abra a porta de saída para a vida, para o amor, para a alegria do Cristo Ressuscitado.
Padre Bantu Mendonça



Leitura Orante 

- A nós todos, a paz de Deus, nosso Pai, 
no amor e na comunhão do Espírito Santo. 
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 

Preparo-me para a Leitura Orante pensando, nas muitas pessoas que, no mundo inteiro 
- Europa, Brasil, Américas, África, Índia, Ásia, e tantos outros lugares -, 
nos reunimos na rede da internet para rezar, juntos, a Palavra. 

Peço luzes ao Espírito Santo: 

Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
 ilumina-me. 
Que eu conheça Jesus Mestre 
e compreenda o seu Evangelho. 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 

Acolho a Palavra, cantando o refrão :

 "A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração"
(Rm 10,8) 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Mc 16,1-8, 
e observo as palavras de Jesus. 
Maria Madalena e as outras mulheres vão bem cedo, quando ainda era escuro, ao túmulo. Isto simboliza a crença de que as trevas apagaram a luz. Sua caminhada em direção ao túmulo significa as buscas das comunidades que anseiam a vida, mas que a procuram em lugar errado. No entanto, têm a alegre surpresa de encontrar o túmulo aberto. Mais: encontram o anjo que lhes comunicam a grande mensagem da Ressurreição. Tornam-se testemunhas da Ressurreiçao: "Vejam o lugar onde ele foi posto. Vão e levem este recado aos apóstolos..."Tornam-se elas também apóstolas levando a mensagem para os irmãos com a certeza de que Jesus está vivo, pois espera a todos na Galileia. Ële vai adiante". Jesus Cristo vivo vai sempre adinte de nós quando o buscamos com amor. 

2. Meditação(Caminho) 

- O que a Palavra diz para mim? 

Pergunto-me: para onde caminho? 

Para o túmulo vazio, no escuro?

 Ou sob o impulso do amor que me leva a descobrir a vida nova, Jesus Cristo vivo na minha comunidade? 

Leio em voz alta para mim e para mais alguém que estiver comigo, a mensagem dos bispos, inspirada, no convite dos discípulos de Emaús: 

""Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina" (Lc 24,29). 
Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te. 
Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição. 
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. 
Fica em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e no cansaço de cada dia, quando ao redor delas se acumulam sombras que ameaçam sua unidade e sua natureza. Tu que és a Vida, fica em nossos lares, para que continuem sendo ninhos onde nasça a vida humana abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde a sua concepção até seu término natural. 
Fica, Senhor, com aqueles que em nossas sociedade são os mais vulneráveis; fica com os pobres e humildes, com os indígenas e afro-americanos, que nem sempre encontram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade. Fica, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os de tantas armadilhas que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças. Oh bom Pastor, fica com nossos anciãos e com nossos enfermos! Fortalece a todos em sua fé para que sejam teus discípulos e missionários!" 
(DAp 554). 

3. Oração (Vida) 

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 

Rezo com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição de seu Filho Jesus.
 
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia! 
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia! 
- Ressuscitou como disse, aleluia! 
- Rogai a Deus por nós, aleluia! 
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia! 
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia! 

Ave, Maria... 

- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. 

- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Oremos 

Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.
 Amém. 

4. Contemplação(Vida/ Missão) 

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 

Vou cultivar um olhar que descobre na comunidade a presença de Deus, a Vida, os sinais de Vida. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Refrão: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei 
Eu sei, eu sei em quem acreditei. (2Tm 1,12) 

I. Patrícia Silva, fsp


Oração Final



Pai Santo, chegamos com Jesus de Nazaré ao final da sua vida terrena, toda dedicada a fazer o bem aos irmãos. Contemplamos a solidão final, a condenação injusta, a dor do suplício, a agonia, a morte e o sepultamento. Mas, inspirados na Promessa, queremos ser testemunhas da sua gloriosa ressurreição, que nos conduz à libertação definitiva em teu Reino de Amor.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário