quarta-feira, 27 de maio de 2026

LITURGIA DIÁRIA - 28/05/2026


Tema do dia

SENHOR, ENSINA-NOS A GENTILEZA COM O COMPANHEIRO DE PEREGRINAÇÃO

Do livro Eclesiástico, ouvimos hoje a visão de Deus – com os atributos descritos por Jesus, filho de Sirac, seu autor. Uma descrição cheia de encantamento, sem dúvidas, mas ainda longe do Pai que é rico em Misericórdia que foi anunciado por um outro Jesus, o de Nazaré. Simples assim: Deus é Amor.
Fonte: Arquidiocese BH em 27/05/2021

as PALAVRAS DOs PApas

O que podemos fazer quando nos encontramos numa situação que parece sem saída? Bartimeu ensina-nos a apelar aos recursos que temos em nós e que fazem parte de nós. Ele é um mendigo, sabe pedir, aliás consegue gritar! Se desejas realmente algo, fazes tudo para o poder alcançar, até quando os outros te censuram, te humilham e te dizem para desistir. Se o desejas realmente, continua a gritar! O grito de Bartimeu, descrito no Evangelho de Marcos - «Filho de David, Jesus, tende piedade de mim!» (v. 47) - tornou-se uma oração bem conhecida na tradição oriental, que também nós podemos utilizar: «Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador!». Bartimeu é cego, mas paradoxalmente vê melhor do que os outros e reconhece quem é Jesus! Perante o seu grito, Jesus detém-se e chama-o (cf. v. 49), pois não há grito que Deus não ouça, até quando não estamos conscientes de nos dirigirmos a Ele (...). O que salva Bartimeu, e cada um de nós, é a fé. Jesus cura-nos para podermos ser livres. Ele não convida Bartimeu a segui-lo, mas diz-lhe que ande, que se ponha novamente a caminho (cf. v. 52). Mas Marcos conclui a narração, referindo que Bartimeu começou a seguir Jesus: escolheu livremente seguir aquele que é o Caminho! (Papa Leão XIV, Audiência Geral de 11 de junho de 2025)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Quinta-feira, 8ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
Cor: Verde


Primeira Leitura (1Pd 2,2-5.9-12)
8ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 28/05/2026

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 2 como criancinhas recém-nascidas, desejai o leite legítimo e puro, que vos vai fazer crescer na salvação. 3 Pois já provastes que o Senhor é bom. 4 Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5 Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 9 o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. 10 Vós sois aqueles que "antes não eram povo, agora porém são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora porém alcançaram miserícórdia". 11 Amados, eu vos exorto como a estrangeiros emigrantes: afastai-vos das humanas paixões, que fazem guerra contra vós mesmos. 12 Tende bom procedimento no meio dos gentios. Deste modo, mesmo caluniando-vos, como se fósseis malfeitores, eles poderão observar a vossa boa atuação e glorificar a Deus, no dia de sua visitação.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 99(100),2.3.4.5 (R. 2c)
8ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 28/05/2026

— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!
Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Mc 10,46-52)
8ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 28/05/2026





Coragem, levanta-te! Ele te chama!

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue, não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46 Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47 Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" 48 Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" 49 Então Jesus parou e disse: "Chamai-o" . Eles o chamaram e disseram: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!" 50 O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos". 51 Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!" 52 Jesus disse: "Vai, a tua fé te curou". No mesmo instante, ele recuperou a vista.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário