terça-feira, 26 de maio de 2026

COLETÂNEA DE HOMÍLIAS DIÁRIAS, COMENTÁRIOS E REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, DE ANOS ANTERIORES - 27/05/2026

ANO A



Mc 10,32-45

Comentário do Evangelho

A vida a serviço do Reino de Deus

Os três evangelistas sinóticos registram três anúncios da Paixão feitos por Jesus a seus discípulos, ao longo da caminhada que empreendiam para Jerusalém. Em Marcos e Mateus, o segundo e o terceiro anúncio são seguidos de manifestações dos discípulos que aspiravam a posições privilegiadas, esperando que Jesus fosse a Jerusalém para conquistar o poder. Com isto se evidencia a incompreensão dos discípulos em relação à missão de Jesus, até os últimos momentos de seu ministério. O texto de hoje se refere ao terceiro anúncio da Paixão. Jesus revela que a característica do Reino não é o poder, mas sim o serviço e o amor.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, a exemplo de Jesus, transforma-me em servidor de meus semelhantes, e não me deixes ter medo de colocar minha vida a serviço de quem precisa de mim.
Fonte: Paulinas em 30/05/2012

Comentário do Evangelho

Quem quiser tornar‑se grande seja vosso servidor


Jesus continua formando seus discípulos enquanto caminha para Jerusalém. Por três vezes ele anuncia sua Morte e Ressurreição. Até agora não foi bem compreendido. Não era essa a imagem que os judeus tinham do Messias que deveria vir.
Cônego Celso Pedro da Silva,
Fontes: Catequisar e Comece o Dia Feliz em 29/05/2024

Vivendo a Palavra

O Evangelho quer mostrar Tiago e João bem humanos, como nós, ainda sonhando com privilégios, até no Reino de Deus. Talvez para nos mostrar que é possível segui-los no processo de conversão radical que assumiram até o fim de suas vidas. Sigamos, como eles, a via excelente do serviço aos irmãos.
Fonte: Arquidiocese BH em 30/05/2012

VIVENDO A PALAVRA

O Evangelho visa à nossa conversão – à mudança de nosso olhar: de um deus poderoso, senhor dos exércitos do Primeiro Testamento, para o Deus-Pai-Misericordioso, que nos enviou seu Filho, feito carne em Jesus de Nazaré. Humilde de coração, o Cristo veio para servir e dar a sua vida em favor de todos. Este é o nosso Deus! O modelo a ser adotado e seguido com amor!
Fonte: Arquidiocese BH em 30/05/2018

Reflexão

Todas as pessoas querem, e muito, participar da glória de Deus, mas poucas pessoas querem assumir um compromisso maior com o reino de Deus. O evangelho de hoje nos mostra um pouco isso quando Jesus anuncia o mistério da cruz, mas os discípulos estão mais interessados na sua participação na sua glória. Assim, nos dias de hoje nós vemos muitas pessoas exaltando o amor de Deus, cantando os seus louvores, mas sem o menor compromisso com o serviço ao Reino de Deus, principalmente no que se refere à questão dos pobres, dos sofredores, dos marginalizados e dos excluídos. Todos querem ser os maiores, mas poucos estão dispostos a servir.
Fonte: CNBB em 30/05/2012 e 25/05/2016

Reflexão

Aos apóstolos e demais seguidores, Jesus apresenta um panorama detalhado englobando sua paixão, morte e ressurreição. Insensíveis à grave informação sobre o fim trágico do Mestre, os discípulos buscam poder e triunfo (sentar-se à direita e à esquerda). Imaginam que Jesus ocupará o trono de Israel e querem ocupar os lugares mais importantes. Aos dois apóstolos, ansiosos pelo poder terreno, Jesus lhes propõe uma morte semelhante à sua (beber o cálice). Sua realeza será proclamada na cruz. A ambição dos dois desencadeia a indignação dos outros dez. Em vez de buscar o domínio sobre os outros, como fazem os “governantes das nações”, os apóstolos são incentivados a assumir atitudes de servidores, pois na comunidade de Jesus quem “quiser ser o primeiro, seja o servo de todos”.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 30/05/2018

Reflexão

“A Palavra do Senhor permanece para sempre” e convida os discípulos de Jesus, em todos os tempos, a romper com a mentalidade deste mundo – fugindo, portanto, das guerras pelo poder e da opressão aos pequenos. “Nadando contra a corrente”, dispomo-nos a servir a todos, especialmente os mais vulneráveis, sem esperar recompensas. Nesta liturgia, depositemos nossa confiança e esperança em Deus.
Aos apóstolos e demais seguidores Jesus apresenta um panorama detalhado englobando sua paixão, morte e ressurreição. Insensíveis à grave informação sobre o fim trágico do Mestre, os discípulos buscam poder e triunfo (sentar-se à direita e à esquerda). Imaginam que Jesus ocupará o trono de Israel e querem ocupar os lugares mais importantes. Aos dois apóstolos, ansiosos pelo poder terreno, Jesus lhes propõe uma morte semelhante à sua (beber o cálice). Sua realeza será proclamada na cruz. A ambição dos dois desencadeia a indignação dos outros dez. Em vez de buscar o domínio sobre os outros, como fazem os “governantes das nações”, os apóstolos são incentivados a assumir atitudes de servidores, pois, na comunidade de Jesus, quem “quiser ser o primeiro, seja o servo de todos”.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
Fonte: Paulus em 29/05/2024

Reflexão

«Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos»

Rev. D. René PARADA Menéndez
(San Salvador, El Salvador)

Hoje, o Senhor nos ensina qual deve ser nossa atitude ante a Cruz. O amor ardente à vontade de seu Pai, para consumar a salvação do gênero humano —de cada homem e mulher— lhe move ir depressa a Jerusalém, onde «Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus. “Não penseis que vim trazer paz à terra! Não vim trazer paz, mas sim, a espada» (cf. Mt 10,33-34). Mesmo que às vezes não entendamos ou, inclusive, tenhamos medo ante a dor, o sofrimento ou as contradições de cada jornada, procuremos unir-nos —por amor à vontade salvadora de Deus— com o oferecimento da cruz de cada dia.
A prática constante da oração e os sacramentos, especialmente o da Confissão pessoal dos pecados e o da Eucaristia, acrescentarão em nós o amor a Deus e aos demais por Deus de modo que seremos capazes de dizer «Podemos!» (Mc 10,39), apesar de nossas misérias, medos e pecados. Sim, poderemos abraçar a cruz de cada dia (cf. Lc 9,23) por amor, com um sorriso; essa cruz que se manifesta no ordinário e cotidiano: a fatiga no trabalho, as dificuldades normais na vida, família e nas relações sociais, etc.
Só se abraçamos a cruz de cada dia, negando nossos gostos para servir aos demais, assim conseguiremos identificar-nos com Cristo, que «Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos» (Mc 10,45). João Paulo II explicava que «o serviço de Jesus chega a sua plenitude com a morte na Cruz, ou seja, com o dom total de si mesmo». Imitemos, pois, a Jesus Cristo, transformando constantemente nosso amor a Ele em atos de serviço a todas as pessoas: ricos ou pobres, com muita ou pouca cultura, jovens ou anciões, sem distinção. Atos de serviço para aproximá-los a Deus e liberá-los do pecado.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «”Verdadeiro Deus " e "Verdadeiro Homem" são harmoniosamente combinados na única pessoa do Senhor. Desta forma, tal como nos era conveniente, o único e o próprio Mediador entre Deus e os homens pôde simultaneamente morrer e ressuscitar» (São Leão Magno)

- «Se habitualmente o que é impuro infecta o que é puro através do seu contacto, aqui dá-se o contrário. Neste contacto, a imundície do mundo é verdadeiramente anulada, transformada pela dor do amor infinito» (Bento XVI)

- «Pela sua obediência amorosa ao Pai, até da morte de cruz´ (Fl 2, 8), Jesus cumpriu a missão expiatória do Servo sofredor, que justifica as multidões, tomando sobre Si o peso das suas faltas (Is 53, 11)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 623)
Fonte: Evangeli - Evangelho - Feria em 29/05/2024

Reflexão

A expiação de Cristo pelos pecados da humanidade

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, diante as pueris pretensões de notoriedade dos Apóstolos, Jesus opõe sua responsabilidade divina: Ele quis "expiar” (pagar) pelos nossos pecados. Na Paixão, toda a sujeira do mundo entra em contato com ele imensamente Puro, com a alma de Jesus Cristo, Filho de Deus. Se o habitual é que o impuro, com o contato, contagie o que é puro, aqui temos o contrário.
Neste contato, a sujeira do mundo é realmente anulada, transformada através da dor do amor infinito. Mas, acaso não é um “Deus cruel” aquele que exige uma expiação infinita? A realidade do mal que deteriora o mundo e contamina a imagem de Deus, é uma realidade que existe e, por nossa culpa. Não pode ser simplesmente ignorada, tem que ser eliminada. Não é que um Deus cruel exija algo infinito, é justo o contrário: Deus mesmo se coloca como lugar de reconciliação e, no seu Filho, toma o sofrimento sobre si.
—Deus mesmo introduz no mundo o dom de sua infinita pureza.
Fonte: Evangeli - Evangelho Master - Feria em 29/05/2024

Meditação

Estavam indo para Jerusalém. Jesus, como mestre, caminha à frente de todos. Os discípulos vinham atrás, inquietos e medrosos com os perigos que pressentiam. Jesus fala-lhes abertamente: o desfecho está chegando; entregue aos adversários, será condenado e morrerá. Pouco os anima ouvir que haverá de voltar à vida no terceiro dia. Marcos não nos diz como reagiram à franqueza de Jesus. Certamente que segui-lo terá suas indispensáveis exigências.
Oração
Ó Deus, que confiastes o governo da vossa Igreja ao papa São Paulo VI, ardoroso Apóstolo do Evangelho do vosso Filho, nós vos pedimos que, iluminados por seus ensinamentos, possamos colaborar convosco na propagação da civilização do amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Fonte: a12 - Reze no Santuário - Deus Conosco em 29/05/2024

Comentário sobre o Evangelho

A grandeza no Reino de Deus não se alcança buscando o poder, mas servindo aos outros


Hoje, Jesus anuncia a sua morte e ressurreição. Porém, nós, seus discípulos não percebemos. Somos surdos! Quando chega a hora da cruz, queixamo-nos e fugimos. Nem sequer pensamos na esperança da ressurreição…
- Andamos sempre em discussões néscias, procurando privilégios de glória em vez de nos colocarmos ao serviço dos outros… Somos surdos!
Fonte: Family Evangeli - Feria em 29/05/2024

Meditando o evangelho

O CÁLICE E O BATISMO DO MESSIAS

Os discípulos enganavam-se ao considerar Jesus como um Messias poderoso, disposto a restaurar o reino davídico no seu antigo esplendor. O interesse de Jesus superava a simples reversão da ordem político-social. Na qualidade de servidor, seu intento era recuperar o senhorio de Deus no coração humano, de maneira a começar aí a "revolução" que lhe interessava.
Ele estava destinado a beber não a copa dos reis, e sim, o cálice da solidariedade com a humanidade, destinada à morte por causa do pecado. Cálice de sofrimento, de amargura e tristeza, devido à violência, à injustiça e à maldade humanas. Cálice de dor e de abandono, porque cálice de morte violenta. Cálice bebido num contexto de serviço redentor da humanidade.
Também estava reservado para Jesus um batismo. Não mais de água, e sim, o de sangue a ser derramado na cruz. O batismo conclusivo do sua missão, diferente do batismo simbólico no Jordão, no início de seu ministério. Batismo em função dos pecadores a serem redimidos pela cruz.
Nisto consistia a glória de Jesus: servir como Servo sofredor, desprovido de grandezas humanas, mas revestido da glória concedida pelo Pai ao Filho fiel.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total)
Oração
Espírito de redenção, faze-me compreender o ideal de Jesus: fazer-se servidor da humanidade, sem se deixar contaminar pela vanglória humana.
Fonte: Dom Total em 25/05/2016

Meditando o evangelho

ENTRE VÓS NÃO SEJA ASSIM!

A formação dos discípulos exigiu de Jesus estar muito atento ao que se passava no íntimo deles. Muitas vezes, seus ensinamentos eram acolhidos de maneira inconveniente. Ou havia descompasso entre o que era-lhes ensinado e o que eles captavam.
Durante a subida para Jerusalém, o Mestre deu-se conta de como seus discípulos estavam pouco sintonizados com ele. Enquanto declarava estar caminhando para a morte, que seria entregue nas mãos dos estrangeiros e sofreria toda sorte de escárnios e flagelos, os quais culminariam com crucifixão, dois de seus discípulos pretendiam garantir os melhores lugares no Reino que imaginavam iria ser instaurado pelo Messias Jesus. Antes que alguém se antecipasse, queriam estar certos de serem os principais beneficiários desse futuro Reino, entendido em termos políticos.
Jesus não admitiu a pretensão dos discípulos. Combateu-a severamente, e indicou como deve se comportar um discípulo do Reino, para se contrapor à mentalidade dos opressores e tiranos deste mundo. O desejo de grandeza deveria ser substituído pelo ideal de serviço, e a busca dos primeiros lugares haveria de ser substituída pelo ideal de colocar-se como último de todos. Bastava que observassem o comportamento do Mestre que procurava estar a serviço de todos e iria dar a própria vida por todos.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total)
Oração
Pai, a exemplo de Jesus, transforma-me em servidor de meus semelhantes, e não me deixes ter medo de colocar minha vida a serviço de quem precisa de mim.
Fonte: Dom Total em 30/05/2018

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. "Ciúmes e concorrência pelo poder afetam os Discípulos de ontem e de hoje"
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Recorramos ao Discípulo anônimo, que se dispõe a dialogar conosco, sobre essa narrativa de São Marcos

____ Olha Discípulo, não nos leve a mal, mas nós aqui, cristãos do ano de 2012 lemos essa narrativa e ficamos indignados, pois isso não é a conduta de um discípulo, concorda?
Discípulo ___ Bom, nesse negócio de ter ciúmes, brigar por cargos e disputar para ver quem é mais poderoso ou importante na comunidade, não dá para vocês falarem muito do nós...

___ Desculpe Discípulo, se a gente pegou pesado, mas é que vocês formam a comunidade dos santos, onde se viu aqueles dois, o Tiago e João querer determinar a Jesus como queriam ser atendidos!
Discípulo__ E vocês aí, que brigam entre pastorais e movimentos, disputam cargos de coordenação, concorrem para ver quem fica mais perto do padre ou do Diácono, para influenciá-los a seu favor, a gente fica olhando aqui do "Céu" e também ficamos indignados!

____Mas discípulo, tudo bem, ninguém é perfeito, aqui em nosso tempo somos influenciados pela sociedade, que é regida pelo egoísmo, pela concorrência e disputa, pela correria atrás de grandezas, e até a politicagem dos medíocres infesta as comunidades...
Discípulo__ Pois é, com o nosso grupo e nas primeiras comunidades, isso também aconteceu, e aí entre vocês também acontece. Tem leigos antigos que brigam até pelo seu lugar no banco da igreja. Quer mais? Até no Clero estão brigando por causa do poder!

____Oh Discípulo, vai com calma, você está falando da nossa querida Igreja, nossos amados pastores, padres, sacerdotes, diáconos, Bispos e Leigos. Se você está nervoso a gente para por aqui com a reflexão...
Discípulo (sorrindo) ___Claro que não meu amado, não estou nervoso... Só quero que você entenda que somos uma Igreja Santa, mas também pecadora, nós aqui já estamos na Igreja Celestial, não precisamos mais de prestígio, badalação, status, cargos e poderes, sucesso e marketing pessoal, mas vocês enfrentam isso dentro da igreja e não adiante querer tapar o sol com a peneira...

____Escuta Discípulo, será que Deus não poderia fazer alguma coisa nesse sentido? Manifestar a sua glória e seu poder mostrando de uma vez por todas, que o Dono da Igreja é Jesus Cristo, daí todo mundo punha o rabo entre as pernas e cada um ficava no seu canto, sem querer, nos trabalhos pastorais, ser o "Rei da Cocada Preta".
Discípulo___ Ah meu amado, e todos os domingos, vocês aí fazem o que? Vão à comunidade jogar Bingo?

______Claro que não, a gente vai à missa aos domingos celebrar a Eucaristia, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, a gente está afiado nesses conceitos doutrinários...
Discípulo___ Pois é, de Cristianismo vocês sabem até demais. Celebram a Eucaristia, mas não a vivem entre vocês. Olha, para ficar mais fácil vou resumir o que o Mestre nos ensinou naquele dia meio conturbado para o grupo...

_____É isso que a gente quer, querido Discípulo, a reflexão está se alongando e você não falou o que nos interessa de verdade... Vamos lá, diz aí querido irmão.
Discípulo__ Jesus quer que olhem para Ele e façam uma doação total de suas vidas, nos trabalhos pastorais e ministérios, com disposição de beber, quando necessário, o cálice amargo, como Jesus bebeu. Segundo, Não se deixem influenciar pela busca de poder, que marca a História de vocês na política, na economia e nas relações de um modo geral. Terceiro, que em vossas orações não queiram manipular a Deus pedindo favores nesse sentido, como fizeram meus irmãos Tiago e João que não sabiam o que estavam pedindo. E por último meu caro, sejam Servos e Servas de Deus servindo a todos com os carismas que Deus lhes concedeu, essa é a prática essencial da vida em comunidade. Como você falou, o Dono da Igreja é Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, e ele se fez escravo de todos, lavando nossos pés e morrendo na cruz por nós. Alguma dúvida?

_____Nenhuma, amado Discípulo, vamos começar agora mesmo a fazer alongamento, para podermos nos abaixar melhor e servir aos irmãos e irmãs, com alegria e humildade, sem querer ser importante naquilo que fazemos.
Discípulo ___E por que o alongamento?

_____Para flexibilizar o nosso coração que está duro e travado de orgulho, vaidade e egoísmo. Viver a Eucaristia é viver no amor que é serviço. Agora entendi, na comunidade a única disputa que deve haver, é QUEM SERVE MAIS E MELHOR,OS IRMÃOS E IRMÃS...

2. O PEDIDO INCONSIDERADO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Quanto mais os discípulos se aproximavam de Jerusalém, onde Jesus haveria de morrer e ressuscitar, tanto mais nutriam esperanças equivocadas a seu respeito. Uma falsa expectativa consistia em identificar Jesus com o Messias davídico, que estava para realizar a esperança popular de restauração do reino de Israel. Não lhes parecia haver mal algum em garantir logo os primeiros lugares na corte do futuro rei.
Jesus questionou esta mentalidade mundana descrevendo o Messias como servo e não como senhor, deslocando o eixo de sua ação da autoridade para o serviço. Os grandes do mundo fazem questão de impor-se sobre os demais e serem tratados como senhores. Eles se comportam como se fossem proprietários das pessoas, exigindo-lhes submissão. No contexto do Reino, as coisas se passam de forma muito diversa, revertendo os esquemas do mundo. Nele, a grandeza consiste em fazer-se servidor de todos e o ocupante do primeiro lugar será quem se predispuser a ser submisso a todos. Por conseguinte, quem é grande no Reino não coisifica seu semelhante. Ele vê no outro um irmão a quem é chamado a servir, com disponibilidade e generosidade.
A vida de Jesus, o Filho do Homem, ilustra seu ensinamento. Toda ela se definiu como serviço à humanidade, para resgatá-la do pecado. Ele não veio para ser servido.
Oração
Senhor Jesus, livra-me da ambição humana de grandezas e faz de mim um servidor de todos.
Fonte: NPD Brasil em 30/05/2012

HOMILIA DIÁRIA

Para seguir Jesus é preciso passar pela cruz

Postado por: homilia
maio 30th, 2012

A Paixão de Jesus está presente nas paixões de tantas pessoas que vivem nas comunidades, nas pastorais, nos movimentos sociais e testemunham, radicalmente, o projeto libertador de Jesus de Nazaré. Assim, os anúncios da Paixão se tornam o centro, o núcleo da fé cristã na perspectiva da Ressurreição. Esta é a força motivadora para superarmos as contradições, as dificuldades e os desafios da caminhada.
Estão subindo para Jerusalém e, embora já saibam qual será o destino de Jesus, acontece o anuncio: “…o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles O condenarão à morte e O entregarão aos pagãos. Vão caçoar d’Ele, cuspir n’Ele, torturá-Lo e matá-Lo. Depois de três dias, Ele ressuscitará”.
Esse último anúncio mostrará, claramente, que o seguimento de Jesus não tem privilégios como pensavam os discípulos, porque a caminhada não é marcada apenas de glória, mas passa pela coragem de deixar tudo para suportar a opção de vida que os levará ao longo do caminho. O caminho de Jesus será marcado de rejeição, perseguição, luta e sofrimento. Essas são as condições para chegar à glória. Para, definitivamente, segui-Lo é preciso estar curado da surdez e da cegueira que estavam presente durante todo o percurso. Essa era a razão pela qual os apóstolos tinham dificuldade de compreender a mensagem de Jesus sobre Sua Paixão como condição para segui-Lo.
O Senhor nos anuncia que o seguimento a Ele deverá passar pela cruz, pois seguimento e cruz são inseparáveis. Porém, os apóstolos não compreenderam e, entre si, discutiam quem era o maior (9,34).
Jesus lhes mostrará que o maior é aquele que serve; o primeiro deve ser o último, mudando assim, completamente, a lógica da caminhada. O caminho é por aí!
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 30/05/2012

HOMILIA DIÁRIA

Tome a sua cruz de cada dia

A glória do discípulo de Jesus Cristo é carregar a cruz de cada dia, é tornar-se servo e não senhor, é não querer a honra nem a exaltação

“Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos.” (Marcos 10, 43-44)

Os discípulos estão caminhando com Jesus e querem saber o que vão receber d’Ele por serem Seus discípulos e seguidores, por terem deixado tudo para segui-Lo.
O Senhor é muito claro ao mostrar primeiro o que vai acontecer com Ele, que caminha para Jerusalém não para ser glorificado, exaltado e aclamado, mas para que Seu caminho seja de cruz, de sofrimento, desprezo e incompreensão, a ponto de os homens O crucificarem e de Ele dar a Sua vida por todos.
O caminho do discípulo não é diferente do caminho de seu Mestre. Queremos seguir Jesus, mas teremos de segui-Lo com as consequências desse seguimento. Por isso, qual é a glória do discípulo de Cristo? Carregar a cruz de cada dia, tornar-se servo e não senhor, é não querer a honra nem a exaltação, mas ser mais humilde do que os outros.
A primeira coisa: no que consiste carregar a cruz de Cristo? Quando carregamos, em nosso peito, a cruz de Cristo, quando entramos em nossa casa, em nossas igrejas e lá está a cruz, ela não é simplesmente uma recordação ou uma memória, mas a vocação de todo cristão. Ser seguidor do Cristo Ressuscitado é ser aquele que morre para si a cada dia, aquele que não busca suas próprias vantagens e sabe que seguir o Senhor é passar por incompreensões e dificuldades. Ser discípulo de Cristo não traz glórias ao mundo.
Talvez, muitos desistam de seguir o Senhor, porque querem mais a glória dos homens do que o reconhecimento de Deus. Quem quer ser discípulo do Mestre precisa carregar a sua cruz de cada dia!
O discípulo de Jesus Cristo não é aquele que busca os primeiros lugares, as honrarias, reconhecimentos e aplausos. Esses são para o Senhor, Aquele que foi crucificado e está glorioso por nós. O que procuramos é o serviço humilde, a humildade de ser de Cristo. Por isso, quem se dispõe a servir Jesus Cristo não deve buscar a glória do serviço, mas a humildade em servir e colocar-se aos pés dos outros.
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 25/05/2016

HOMILIA DIÁRIA

O segredo da vida em Deus é a leveza

Encaremos a vida com a leveza de que podemos dar o melhor de nós sem precisarmos ser melhores ou mais importantes do que o outro

“Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.” (Mc 10,43-45)

A vida humana não pode ser movida pelas pretensões de grandeza e superioridade humana. O coração se eleva, enche-se de orgulho, arrogância e pretensões desmedidas.
Estamos nos medindo pelos outros: quando estamos melhor que o outro, quando podemos mais que o outro, sentimo-nos bem. Quando somos rebaixados ou igualados, nosso coração começa a entrar em confusão, um certo desânimo, e algo negativo acontece dentro de nós. Esse é o parâmetro errado da vida. Se criarmos um parâmetro para a nossa existência, para a nossa vida, a partir da vida do outro, viveremos em constante desgaste emocional.
Quando as nossas emoções estão desgastadas, quando as nossas emoções estão vivendo cada vez mais aquela onda do que o outro pensa, acha, vê, do que temos e o outro não tem, a vida humana se empobrece demais, o nosso espírito desfalece, esgota-se e desgosta-se, perde o gosto e o sabor de viver.
Tornemos a nossa vida leve, encaremos a vida com a leveza necessária, na certeza de que podemos dar o melhor de nós sem precisar ser melhor ou mais importante do que o outro. O segredo da vida em Deus é a leveza e a suavidade. “O meu fardo é suave”, diz Jesus. O que torna o nosso fardo doloroso e pesado é o peso excessivo que damos às coisas, às preocupações e aos excessos de comparações, seja lá com quem for.
Sejamos leves e deixemos que a leveza do Espírito conduza a nossa forma de viver.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 30/05/2018

HOMILIA DIÁRIA

A ambição pessoal não pode sobrepor ao Amor a Deus

“Naquele tempo, Jesus chamou de novo os doze à parte e começou a dizer-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?”. Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória”. (Mc 10,32-45)

Muito bem, Tiago e João escreveram uma página tenebrosa a respeito dos discípulos aproveitadores. Servem-se de Jesus para obter lugares privilegiados. Privilegiados aqui na concepção deles, porque, certamente, quando souberam que Jesus foi crucificado, tendo dois ladrões, um à sua direita e outro à sua esquerda, eles se lembraram desse pedido absurdo que fizeram no episódio de hoje. Ao lado de Jesus estavam dois ladrões. E Jesus conviveu com eles, que tentavam roubar a Sua glória. Quantas vezes nós nos comportamos assim? Ladrões da glória de Deus, oportunistas, aproveitadores, parasitas! Nós usamos o seguimento de Jesus para obter vantagens.

Servindo a Deus ou a Si Mesmo?

Vejam o absurdo que os dois cometem, meus irmãos! Enquanto Jesus lhes expõe dolorosamente o que ele iria sofrer em Jerusalém, eles estão confabulando os lugares de honra em que poderiam assentar-se. Acham que a glória de Cristo é um trono nesta terra, cercado de regalias e bens, porque eles têm em mente aquele messianismo do poderio vitorioso, imperante, uma ideia equivocada sobre o messianismo de Jesus.
Mas que bom que o autor sagrado não escondeu esta página do Evangelho para nos alertar! Alertar-nos do perigo da instrumentalização da obra de Deus em benefício próprio. A obra de Deus é santa e precisa ser respeitada segundo a intenção do seu fundador, Jesus Cristo. Tem muita gente virando sanguessuga da obra de Deus, em vez de dar o sangue nela e morrer pela mesma causa que Cristo morreu.
Que nosso Senhor converta o nosso coração desses desvios no seguimento a Cristo e nos leve de volta para aquilo que é essencial.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno Ferreira
Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.
Fonte: Canção Nova em 29/05/2024

Oração Final
Pai Santo, nosso Mestre nos lembra hoje que os governadores das nações têm poder e os dirigentes têm autoridade sobre o povo, mas que entre nós não deverá ser assim. Dá-nos sabedoria e humildade, Pai amado, para servirmos a todos, como o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 30/05/2012

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, dá-nos generosidade, força e coragem para nos colocarmos no serviço gratuito aos irmãos, sem discriminações ou preferências, vivendo a fraternidade e a misericórdia, em seguimento ao Cristo – teu Filho Unigênito que se fez carne em Jesus de Nazaré, nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Fonte: Arquidiocese BH em 30/05/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário