LITURGIA DIÁRIA - 27/01/2026

Tema do dia
QUEM É MINHA MÃE OU MEU IRMÃO?
A celebração festiva do acontecimento – a transferência da Arca da Aliança para Jerusalém – prefigura remotamente a Eucaristia: «Davi distribuiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, homens e mulheres, um pedaço de pão, um bolo de tâmaras e um doce de uvas passas para cada pessoa».Fonte: Arquidiocese BH em 23/01/2018
As palavras dos Papas
Esta palavra de Jesus, se pensarmos bem, gera um modo novo de entender a família (...), pelo qual o vínculo mais forte, mais importante para nós cristãos, não é mais o de sangue, mas é o amor de Cristo. O seu amor transforma a família, liberta-a das dinâmicas do egoísmo, que derivam da condição humana e do pecado, liberta-a e enriquece-a com um vínculo novo, ainda mais forte, porém livre; não dominado pelos interesses e pelas convenções do parentesco, mas animado pela gratidão, pelo reconhecimento e pelo serviço mútuo. (...)Jesus Cristo chamou-nos a fazer parte da sua família, na qual o que conta é fazer a vontade do Pai que está nos céus. E esta nova família de Jesus, ao mesmo tempo que dá um novo sentido às relações familiares — entre os cônjuges, entre pais e filhos, entre irmãos —, simultaneamente faz 'fermentar' também a vida da comunidade eclesial e da civil. Por exemplo, faz crescer a gratuidade, o respeito, a acolhida e outros valores humanos. (...)E assim, na cidade, nas vilas, nas paróquias, a palavra 'fraternidade' não é apenas uma bela maneira de dizer, um ideal para sonhadores, mas tem um fundamento: Jesus Cristo, que nos tornou todos irmãos e irmãs; e tem um caminho: o Evangelho, isto é, a via para caminhar no amor, no serviço, no perdão, no carregar os fardos uns dos outros.(Papa Francisco, Discurso à peregrinação da Diocese de Asti, 5 de maio de 2023)https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2026/01/27.html
Oração para antes de ler a Bíblia

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Terça-feira, 3ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)Cor: Verde

Primeira Leitura (2Sm 6,12b-15.17-19)3ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 27/01/2026
Leitura do Segundo Livro de Samuel.
Naqueles dias, 12bDavi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor sacrificavam um boi e um carneiro.14Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa.
- Palavra do Senhor.- Graças a Deus.
Responsório Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 8a)3ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 27/01/2026
— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”
— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas!”— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!
Evangelho (Mc 3,31-35)3ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 27/01/2026


Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do seu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

Oração para depois de ler a Bíblia

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário