sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 26/12/2025

ANO A


Mt 10,17-22

Comentário do Evangelho

O Martírio como Testemunho de Fé


Na festa de Santo Estêvão, o primeiro mártir, somos convidados a contemplar que seguir o Jesus Cristo implica, às vezes, dar testemunho corajoso da fé mesmo diante de rejeição e sofrimento.
O Evangelho nos recorda que somos enviados a falar de Cristo com liberdade, confiando no Espírito que nos acompanha. Mesmo se encontrarmos oposição, violência ou abandono, a promessa de Jesus permanece: “quem perseverar até o fim será salvo”.
Isso nos desafia a avaliar: como tenho vivido o meu compromisso de fé no dia a dia? Tenho sido corajoso para anunciar Jesus com minha palavra e com minha vida?
Santo Estêvão, que morreu apedrejado por sua fidelidade, mostra que o verdadeiro poder não está na segurança ou no respeito humano, mas na entrega plena ao amor de Deus e ao serviço dos irmãos. Que sua intercessão nos ajude a enfrentar nossas pequenas e grandes adversidades por amor de Cristo, permanecendo firmes na esperança e na caridade.
https://catequisar.com.br/liturgia/26-12-2025/

Reflexão

O texto do Evangelho de Mateus nos apresenta o perigo do testemunho de Jesus. Existem muitas maneiras de sofrer a perseguição por sermos consequentes com nossa fé. Desde sofrer algumas contrariedades e mal-entendidos até o martírio. Jesus nos alerta de que é normal, na vida cristã, que, em maior ou menor grau, com mais ou menos frequência, o verdadeiro testemunho traga perseguições. A perseguição por causa de Cristo é uma consequência na vida do discipulado. A fé cristã amadurece também ao ser colocada à prova. É a coragem de escolher entre Cristo e as opções que o mundo nos oferece. O discípulo de Jesus é testemunho de coragem e clareza de posições, está disposto a suportar, com paciência, as injúrias e pronto a denunciar as injustiças: prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Primeiro mártir, Santo Estêvão é testemunha de tudo isso. Ele sofreu o martírio por causa da opção por Cristo. Seu sangue será sempre semente de novos cristãos.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/26-sexta-feira-11/

Reflexão

«Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão»

Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM
(Barcelona, Espanha)

Hoje, mal acabámos de saborear a profunda experiência do Nascimento do Menino Jesus, muda o panorama litúrgico. Podíamos pensar que celebrar um mártir não combina com o encanto do Natal… O martírio de Sto. Estevão, que veneramos como protomártir do cristianismo, entra plenamente na teologia da Encarnação do Filho de Deus. Jesus veio ao mundo para derramar o seu Sangue por nós. Estevão foi o primeiro a derramar o seu sangue por Jesus. Lemos neste Evangelho como o próprio Jesus o anuncia: «Eles vos levarão aos seus tribunais e (…) sereis levados diante dos governadores e dos reis: servireis de testemunha» (Mt 10,17.18). Precisamente, “mártir” significa exatamente isto: testemunha.
Este testemunho de palavras e de obras dá-se graças à força do Espírito Santo: «O Espírito do vosso Pai (…) falará em vós» (Mt 10,19). Tal como lemos nos “Atos dos Apóstolos”, capítulo 7, Estevão, levado aos tribunais, deu uma lição magistral, percorrendo o Antigo Testamento, demonstrando que todo ele converge no Novo, na Pessoa de Jesus. N’Ele se cumpre tudo o que tinha sido anunciado pelos profetas e ensinado pelos patriarcas.
Na narrativa do seu martírio encontramos uma belíssima alusão trinitária: «Estevão, cheio do Espírito Santo, fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus» (At 7,55). A sua experiência foi como uma antecipação da Glória do Céu. E Estevão morreu como Jesus, perdoando aos que o imolavam: «Senhor, não lhes leves em conta este pecado» (At 7,60); rezou as palavras do Mestre: «Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem» (Lc 23, 34).
Peçamos a este mártir que saibamos viver como ele, cheios do Espírito Santo, a fim de que, fixando o olhar no céu, vejamos Jesus à direita de Deus. Esta experiência fará que gozemos já do céu, enquanto estamos na terra.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Estevão, confiando na força da caridade, superou a amarga crueldade de Saul, e mereceu ter no céu como companheiro quem conheceu na terra como um perseguidor» (São Fulgêncio de Ruspe)

- «Embora nem todos sejam chamados, como santo Estêvão, a derramar o próprio sangue, contudo a cada cristão é pedido que seja coerente em todas as circunstâncias com a fé que ele professa» (Francisco)

- «Interceder, pedir a favor de outrem, é próprio, desde Abraão, dum coração conforme com a misericórdia de Deus. (...). Na intercessão, aquele que ora não «olha aos seus próprios interesses, mas aos interesses dos outros», e chega até a rezar pelos que lhe fazem mal (Cf. Santo Estêvão rezando pelos que o supliciavam, como Jesus: cf. At 7, 60)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.635)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-12-26

Reflexão

«Vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão»

Pe. Joan BUSQUETS i Masana
(Sabadell, Barcelona, Espanha)

Hoje, a Igreja celebra a festa do seu primeiro mártir, o diácono São Estevão. O Evangelho, às vezes, parece desconcertante. Ontem transmitia-nos sentimentos de gozo e de alegria pelo Nascimento do Menino Jesus: «Os pastores retiraram-se, louvando e glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, de acordo com o que lhes tinha sido dito»(Lc 2,20). Hoje parece como se quisera-nos pôr sob aviso perante os perigos: «Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas» (Mt 10, 17). É que aqueles que queiram ser testemunhos, como os pastores na alegria do Nascimento, devem ser valentes como Estevão no momento de proclamar a Morte e Ressurreição de aquele Menino que tinha nele a Vida.
O mesmo Espirito que cobriu com sua sombra a Maria, a Mãe virgem, para que fosse possível a realização do plano de Deus de salvar aos homens; o mesmo Espirito que posou sob os Apóstolos para que saíssem do seu esconderijo e difundiram a Boa Nova —o Evangelho— pelo mundo todo, é o que dá forças àquele menino que discutia com os da sinagoga e perante o que «não podiam resistir à sabedoria e ao Espirito com que falava» (Fts 6,10).
Era um mártir na vida. Mártir significa “testemunho”. E foi também mártir por sua morte. Em vida teve em consideração as palavras do Mestre: «Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar» (Mt 10,19). «Cheio do Espírito Santo, Estêvão olhou para o céu e viu a glória de Deus; e viu também Jesus, de pé, à direita de Deus».(Ats.7,55). Estevão o viu e disse. Se o cristão hoje é um testemunho de Jesus Cristo, o que viu com os olhos da fé o vai dizer sem medo com as palavras mais compreensíveis, quer dizer, com fatos, com obras.
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-12-26

Reflexão

São Estevão, pro mártir

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, com o coração ainda inundado pela luz de Belém, recordamos o diácono Santo Estêvão, o primeiro mártir cristão. Aquele que geme na manjedoura é o Filho de Deus feito homem, que nos pede para testemunhar com coragem o seu Evangelho, como fez Estêvão . Como o seu Mestre, morre perdoando os próprios perseguidores e faz-nos compreender como a entrada do Filho de Deus no mundo dê origem a civilização do amor.
Estêvão é também o primeiro diácono da Igreja, que fazendo-se servo dos pobres por amor de Cristo, entra progressivamente em plena sintonia com Ele e segue-o até ao dom supremo de si. O mártir é aquele que morre com a certeza de saber que Deus o ama e, nada antepondo ao amor de Cristo, sabe que escolheu a melhor parte.
—A festa de Santo Estêvão recorda-nos também os crentes, que em várias partes do mundo, são submetidos a sofrimentos por causa da sua fé. Empenhemo-nos em apoiá-los com a oração!
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-12-26

Comentário do Evangelho

Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo


Hoje experimentamos sentimentos contrapostos: ontem celebrávamos o nascimento de Jesus e agora celebramos a morte de santo Estevão. Parece um contra sentido, mas não é! Esteban foi o primeiro cristão em imitar completamente a Jesus: entregou sua vida como Cristo, louvando ao Pai do céu e perdoando aos que o maltratavam. Na realidade, hoje celebramos o triunfo de santo Estevão (seu verdadeiro “nascimento”).
—Jesus nasceu para dar a vida por nós. Estevão foi o primeiro em segui-lo. Agora é a nossa vez de “morrer” um pouco cada dia servindo a Deus e aos demais.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-12-26

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

O Jesus, cujo Natal celebramos ontem, foi tão rejeitado por alguns que até o matam na cruz. E Ele evitou toda ilusão para seus discípulos: “Cuidado com os homens... vós sereis odiados por todos por causa do meu nome”. Mas também lhes garantia coragem indomável: “Quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Estêvão, “cheio de graça e poder”, “cheio do Espírito Santo”, nos evidencia o quanto podemos ser semelhantes a Jesus, até no extremo da amargura. Nem por quem o matava, alimentou ódio, mas suplicou perdão: “Senhor, não leves em conta este pecado deles!” E perseverante, guardou plena confiança em quem seguia tão duramente: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”, e “abriram-se as portas do céu” para ele.
Coleta
SENHOR, CONCEDEI-NOS IMITAR o que celebramos, para aprendermos a amar até os inimigos, pois festejamos o martírio de Santo Estêvão, que soube orar por seus perseguidores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=26%2F12%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário