quinta-feira, 23 de outubro de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 22/10/2025


Tema do dia

EU VIM PARA LANÇAR FOGO SOBRE A TERRA

A carta aos romanos ensina que o pecado conduz à morte, mas o dom gratuito de Deus conduz à Vida em Jesus Cristo. E pede que, assim como outrora estiveram a serviço da desordem, ponham-se, agora, a serviço da Justiça, para a sua santificação.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/10/2017

Tema do dia

PAI, AJUDE-NOS A PROMOVER OS IRMÃOS ESQUECIDOS E DISCRIMINADOS

O apóstolo Paulo dá seu exemplo de falar com simplicidade: pede aos romanos que se coloquem inteiros a serviço da Justiça, desde agora que receberam a Boa Notícia do Reino de Deus e já não são mais escravos do pecado. Assim darão frutos para a vida Eterna.
Fonte: Arquidiocese BH em 24/10/2019

As palavras dos Papas

A Palavra de Deus contém (…) uma parábola de Jesus que nos põe em crise e deve ser explicada; caso contrário, pode gerar equívocos. Jesus diz aos discípulos: «Julgais que vim trazer paz à terra? Não, digo-vos, mas separação» (Lc12, 51). O que isto significa? (…) Jesus não quer dividir os homens entre si, pelo contrário: Jesus é a nossa paz, é a nossa reconciliação! Mas esta paz não é a paz dos sepulcros, não é neutralidade, Jesus não traz a neutralidade, esta paz não é um compromisso a todo o custo. Seguir Jesus comporta a renúncia ao mal, ao egoísmo, e a escolha do bem, da verdade e da justiça, mesmo quando isto exige sacrifício e renúncia aos próprios interesses. E isto sim, divide; como sabemos, divide até os vínculos mais estreitos. Mas atenção: não é Jesus que divide! Ele propõe o critério: viver para si mesmo, ou para Deus e para o próximo; ser servido, ou servir; obedecer ao próprio eu, ou obedecer a Deus. Eis em que sentido Jesus é «sinal de contradição» (Lc 2, 34). Portanto, esta palavra do Evangelho não autoriza de modo algum o uso da força para propagar a fé. É precisamente o contrário: a verdadeira força do cristão é a o vigor da verdade e do amor, que requer a renúncia a toda a violência. Fé e violência são incompatíveis! Fé e violência são incompatíveis! Fé e fortaleza, ao contrário, caminham juntas. O cristão não é violento, mas forte. E com que força? Da mansidão, a força da mansidão, a força do amor. (Papa Francisco, Angelus, Praça São Pedro Domingo, 18 de agosto 2013)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Quinta-feira, 29ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Rm 6,19-23)
29ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 23/10/2025

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 19uso uma linguagem humana, por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral.
Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21Que fruto colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte.
22Agora, porém, libertados do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a)
29ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 23/10/2025

— É feliz quem a Deus se confia!
 É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda/ conforme os conselhos dos perversos;/ que não entra no caminho dos malvados,/ nem junto aos zombadores vai sentar-se;/ mas encontra seu prazer na lei de Deus/ e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore,/ que à beira da torrente está plantada;/ ela sempre dá seus frutos a seu tempo,/ e jamais as suas folhas vão murchar./ Eis que tudo o que ele faz vai prosperar,
— mas bem outra é a sorte dos perversos./ Ao contrário,/ são iguais à palha seca espalhada/ e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lc 12,49-53)
29ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 23/10/2025



Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eu tudo considero como perda e como lixo, a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele!

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário