quinta-feira, 23 de outubro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 23/10/2025

ANO C


Lc 12,49-53

Comentário do Evangelho

Coragem e Decisão na Evangelização


O fogo simboliza o juízo de Deus. Ele destruiu Sodoma e Gomorra e, a pedido de Elias, consumiu os profetas de Baal. Na perspectiva escatológica, Cristo trará sobre a terra o fogo da Boa-Nova e do Espírito Santo para purificá-la, oferecendo salvação. Apesar disso, ele ainda enfrenta resistência. Cristo passará por um “batismo” que será cumprido em seu mistério pascal, mergulhando na morte para trazer à tona uma nova humanidade na ressurreição. Embora Jesus seja o príncipe da paz (Lc 2,14), seu evangelho exige decisão. Sua paz não é ausência de conflitos, como pregavam os falsos profetas, mas causa divisões, até entre familiares. Exige escolhas que transcendem os laços sanguíneos, formando uma nova família de seguidores. Na Igreja primitiva, até dentro de casa havia oposição ao plano de Deus, resultando em provações e perseguições. Pela graça do batismo e com o auxílio do Espírito Santo, somos capacitados a enfrentar os desafios da missão sem perder a esperança, como os primeiros cristãos testemunharam com fé.
https://catequisar.com.br/liturgia/coragem-e-decisao-na-evangelizacao/

Comentário do Evangelho

Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso


A imagem do fogo evoca o juízo de Deus. Ele destruiu Sodoma e Gomorra e os profetas de Baal, a pedido de Elias. Em perspectiva escatológica, o Cristo vem lançar sobre a terra, para purificá-la, o fogo da Boa-Nova e do Espírito Santo, trazendo, assim, a salvação. Por isso, desejaria que já estivesse aceso, mas ainda encontra resistência. O Cristo deve passar por um batismo que será consumado em seu mistério pascal, mergulhando nas profundezas da morte para fazer imergir na ressurreição uma nova humanidade redimida. Por mais que Jesus seja o príncipe da paz (Lc 2,14), seu evangelho é exigente. Sua paz não é ausência de conflitos, como pregaram os falsos profetas. Causa oposições até entre os membros da família. Requer decisão que ultrapassa os laços sanguíneos, em vista da nova família de seguidores. Na Igreja nascente, onde no próprio seio familiar há oposição ao projeto de Deus, vivem-se provações e perseguições. Pela graça batismal e auxiliados pelo Espírito Santo, somos capazes de enfrentar as dificuldades da missão sem desanimar, como os primeiros cristãos testemunharam a fé.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/fogo-eu-vim-lancar-sobre-a-terra-e-como-desejaria-que-ja-estivesse-aceso-23102025

Reflexão

O Evangelho que hoje lemos é de difícil interpretação, pois apresenta contradições em relação à mensagem anterior de Jesus, que sempre promoveu a união, a paz e a misericórdia. Como, então, nos diz hoje que veio trazer a divisão e a destruição? O fogo que Jesus traz não é fogo destruidor, mas o fogo do Espírito Santo, que infundirá vida e dinamismo nos seguidores de Jesus. Mas seu projeto, selado com seu sangue na cruz, vem abalar os fundamentos da sociedade injusta, por isso não será aceito por todos, gerando divisão. Jesus mostra que o caminho do bem nem sempre é consensual. Nem todos são capazes de ver a verdade da fé, nem todos têm a coragem de aceitar o caminho da justiça, nem todos estão dispostos a mudar de vida radicalmente. Exatamente por isso o cristão enfrenta resistência e oposição. Mas não há outro caminho, a não ser esse, para alcançarmos a santidade, produzirmos frutos bons e recebermos a vida eterna.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/23-quinta-feira-10/

Reflexão

«Fogo eu vim lançar sobre a terra»

Rev. D. Joan MARQUÉS i Suriñach
(Vilamarí, Girona, Espanha)

Hoje, o Evangelho apresenta-nos Jesus como uma pessoa de grandes desejos: Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12,49). Jesus já queria ver o mundo a arder em caridade e em virtude. Nada menos! Tem que passar pela prova de um batismo, quer dizer, da cruz, e já queria tê-la passado. Naturalmente! Jesus tem planos e tem pressa em vê-los realizados. Poderíamos dizer que é pressa de uma santa impaciência. Também nós temos ideias e projetos, e queríamos vê-los realizados rapidamente. O tempo estorva-nos. Como estou ansioso até que isto se cumpra! (Lc 12,50), disse Jesus.
É a pressão da vida, a inquietude experimentada pelas pessoas que têm grandes projetos. Por outro lado, quem não tenha desejos é um covarde, um morto, um freio. E, além disso, é um triste, um amargurado que costuma desabafar criticando os que trabalham. São as pessoas com desejos que se mexem e originam movimento à sua volta, as que avançam e fazem avançar.
Tem grandes desejos! Aponta bem para o alto! Busca a perfeição pessoal, a da tua família, a do teu trabalho, a das tuas obras, a dos cargos que te confiem. Os santos aspiraram ao máximo. Não se assustaram diante do esforço e da pressão. Mexeram-se. Mexe-te tu também! Lembra-te das palavras de Santo Agostinho: Se dizes já chega, estás perdido. Acrescenta sempre, caminha sempre. Avança sempre; não pares no caminho, não retrocedas, não te desvies. O que não avança, para; retrocede o que volta a pensar no ponto de partida, desvia-se o que deserta. É melhor o coxo que anda no caminho que o que corre fora do caminho. E acrescenta: Examina-te e não te contentes com o que és se queres chegar ao que não és. Porque no instante em que te deleites contigo mesmo, terás parado. Mexes-te ou estás parado? Pede ajuda à Santíssima Virgem, Mãe da Esperança.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «A oração nada mais é do que a união com Deus. Qualquer pessoa de coração puro e unido a Deus experimenta em si próprio uma suavidade e doçura que o embriaga, sente-se como se estivesse envolvido por uma luz admirável» (São João Maria Vianney)

- «No “sim” ao abandonar-se inclui-se a coragem de se deixar queimar pelo fogo da paixão de Jesus Cristo» (Bento XVI)

- «Da parte de Jesus, o seu baptismo é a aceitação e a inauguração da sua missão de Servo sofredor. Deixa-se contar entre o número dos pecadores. É já o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo´ (Jo 1, 29); e antecipa já o «baptismo» da sua morte sangrenta. Vem, desde já, para cumprir toda a justiça´ (Mt 3,15). Quer dizer que Se submete inteiramente à vontade do Pai e aceita por amor o baptismo da morte para a remissão dos nossos pecados (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 536)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-10-23

Reflexão

A “carroça de fogo” de Jesus (Deus chama o homem)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje recordamos que a nossa existência no mundo não é um existir desde o nada e para o nada, pois a nossa vida foi requerida, desde o principio, por um amor infinito: tudo isto se adverte no carro de fogo de Jesus Cristo. Descobrimos a sua alegria quando nos deixamos incendiar pela mensagem do Senhor.
A resposta à chamada de Deus exige que tenhamos o valor de estar próximos da fogueira que veio para incendiar a terra. No sim ao segui-lo inclui-se o mérito de se deixar queimar pelo fogo da paixão de Jesus Cristo, que é também, ao mesmo tempo, o fogo salvador do Espírito Santo. Este é o núcleo da chamada: devemos estar preparados para nos deixarmos abrasar por aquele cujo coração arde pela força da sua palavra.
—Divino Espírito, permite que me deixe incendiar para que também eu possa ser fogo na terra, o fogo da vida, da esperança e do amor.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-10-23

Comentário do Evangelho

Jesus quer que o mundo "arder" de Amor


Hoje, Jesus Cristo manifesta-se-nos como o maior “Pirómano” do mundo: Ele gostaria de ver agora mesmo o mundo inteiro a arder de Amor. O certo é que… ainda fumegam as cinzas dos fogos do ódio: guerras, atentados, fraudes… Então, foi inútil o baptismo de Jesus, a sua Cruz? Abramos os olhos! Os noticiários quase só falam do fumo dos escândalos. Mas se existe civilização humana é porque milhões de seres humanos ardem de amor nas suas famílias; milhões de profissionais ardem de amor trabalhando honradamente; milhões de...
- Que sobrou da Cruz? Jesus Ressuscitado! Ele é a última palavra em matéria de “Fogo”!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-10-23

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

O pecado nos transforma em força do mal a implantar “crescente desordem moral”. Mas, “libertados do pecado e como escravos de Deus”, produzimos frutos de santidade “até a vida eterna, que é a meta final”. A recompensa, “a paga do pecado é a morte”. Na força batismal da unção do Espírito, “o dom de Deus”, que acolhemos pela prática do bem, “é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor”. Essa onda do bem é o “fogo” que Jesus trouxe do céu para o “lançar sobre a terra”. E Ele diz: “Como gostaria que já estivesse aceso!”, incendiando a humanidade com a vida divina. É sua paz, não cômoda nem fácil nem automática. É fruto de conquista de cada um de nós, enfrentando divisão, oposição, até dentro de casa.
Coleta
Ó Deus, constituístes vosso Filho Unigênito sumo e eterno sacerdote; aos que ele escolheu como ministros e dispensadores dos vossos mistérios, concedei fidelidade no serviço a eles confiado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou:
Senhor nosso Deus, para governar o povo que vos pertence, instituístes o ministério dos sacerdotes; concedei-lhes a graça de sempre vos servir, segundo a vossa vontade e, por seu ministério e sua vida, promover a vossa glória em Cristo. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=23%2F10%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário