quarta-feira, 17 de setembro de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 17/09/2025


Tema do dia

ALELUIA! EU CELEBRO AO SENHOR DE TODO O CORAÇÃO

A salvação não é para o Cristão um problema pessoal. O Cristo veio salvar o mundo todo. Para isto, o Cristão deve ser fermento no seu ambiente, viver plenamente suas relações consigo mesmo, com o próximo e com o mundo, permanecendo em estado de vigília e oração.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/09/2019

As palavras dos Papas

É precisamente a classe dirigente que fecha as portas ao modo como Deus nos quer salvar. Neste sentido, compreendem-se os diálogos fortes de Jesus com a classe dirigente do seu tempo: brigam, o colocam à prova, armam armadilhas para ver se ele cai, porque é a resistência a salvar-nos. Jesus lhes diz: 'Não vos entendo! Sois como crianças: nós vos tocamos flauta, mas não dançastes; nós entoamos lamentações, mas não chorastes. O que quereis?'; 'Queremos a salvação à nossa maneira!'. É sempre esse fechamento ao modo de Deus. (...) É um drama que também todos nós temos. Mas nos fará bem nos perguntar: como quero ser salvo? De que modo? Ao modo de uma espiritualidade, que é boa, que me faz bem, mas que é fixa, tem tudo claro e não há risco? Ou do modo divino, ou seja, no caminho de Jesus que sempre nos surpreende, que sempre nos abre as portas ao mistério da Onipotência de Deus, que é a misericórdia e o perdão? (Papa Francisco, Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 3 de outubro de 2014)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Quarta-feira, 24ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira leitura (1Tm 3,14-16)
24ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira - 17/09/2025

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 14escrevo com a esperança de ir ver-te em breve. 15Se tardar, porém, quero que saibas como proceder na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 16Não pode haver dúvida de que é grande o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, foi justificado no espírito, contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 110(111),1-2.3-4.5-6 (R. 2a)
24ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira - 17/09/2025

— Grandiosas são as obras do Senhor!
— Grandiosas são as obras do Senhor!

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.
— Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

Evangelho (Lc 7,31-35)
24ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira - 17/09/2025



Com que, então, posso comparar as pessoas desta geração

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’
33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário