segunda-feira, 25 de agosto de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 25/08/2025


Tema do dia

SEJAMOS TODOS TESTEMUNHAS DE FÉ, LUZ, AMOR E ESPERANÇA

Logo no início da Primeira Carta aos Tessalonicenses, que é o texto mais antigo do Segundo Testamento, Paulo elogia a fé dos cristãos e os anima a, sempre apoiados na Graça de Deus, serem exemplos de fraternidade entre os pagãos, no meio dos quais eles se encontravam.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/08/2019

As palavras dos Papas

Este tirar a capacidade de compreender a revelação de Deus, de compreender o coração de Deus, de compreender a salvação de Deus — a chave do conhecimento — podemos dizer que é um esquecimento grave. Porque esquecemos a gratuidade da salvação, esquecemos a proximidade de Deus e a sua misericórdia. E precisamente aqueles que se esquecem da gratuidade da salvação, da proximidade de Deus e da sua misericórdia levaram embora a chave do conhecimento. (...)  E isto acontece hoje, porque os fariseus, os doutores da lei não pertencem àqueles tempos: até hoje há muitos. Por este motivo é preciso rezar por nós, pastores, para que não percamos a chave do conhecimento e não fechemos a porta a nós e às pessoas que quiserem entrar. (Papa Francisco, Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 19 de outubro de 2017)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Segunda-feira, 21ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira Leitura (1Ts 1,1-5.8b-10)
21ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - 25/08/2025

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso com toda a abundância.
Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 8bA vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 149,1-2.3-4.5-6a e 9b (R. 4a)
21ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - 25/08/2025

— O Senhor ama seu povo de verdade.
— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!
— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.
— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho (Mt 23,13-22)
21ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - 25/08/2025


que é mais importante: a oferenda ou o altar, que santifica a oferenda?

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’
19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário