terça-feira, 24 de setembro de 2024

LITURGIA DIÁRIA - 24/09/2024


Tema do dia

FELIZES OS ÍNTEGROS, OS QUE ANDAM CONFORME A VONTADE DO SENHOR

A leitura de hoje nos convida a mergulhar na sabedoria dos Provérbios, que é antiga, mas sempre atual. Orgulho, ambição, lucro, mentiras, desejos maus – tudo é ilusão fugaz. Quem tapa o ouvido quando o fraco suplica, não terá resposta quando clamar.
Fonte: Arquidiocese BH em 22/09/2020

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Podemos nos deter um pouco nesta palavra: família. Porque é uma realidade que mudou muito, e está mudando (...). Mas (...) as novidades, as verdadeiras novidades, só foram trazidas a este mundo por um: Jesus Cristo. A verdadeira revolução da família foi d’Ele. E a família, Ele também a renovou, Ele a transformou. (...) Isso é relatado nos três sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas. Jesus está pregando no meio de seus discípulos e de outras pessoas e, a certa altura, dizem a ele: “Aqui fora estão tua mãe e teus parentes que te procuram”. (...) Ele volta o olhar para os que estão ao seu redor e diz: “Aqui está a minha mãe e meus irmãos!” E acrescenta: “Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai é meu irmão, irmã e mãe” (cf. Mt 12:46-50; Mc 3:31-35; Lc 8:19-21). (...) Essa palavra de Jesus renovou radicalmente a família, de modo que o vínculo mais forte e mais importante para nós, cristãos, não é mais o de sangue, mas é o amor de Cristo. Seu amor transforma a família, liberta-a das dinâmicas do egoísmo, que derivam da condição humana e do pecado, liberta-a e enriquece-a com um novo vínculo, ainda mais forte, mas livre, não dominado pelos interesses e convenções do parentesco, mas animado pela gratidão, pelo reconhecimento, pelo serviço recíproco. (Discurso aos peregrinos da Diocese de Asti, 5 de maio de 2023)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Terça-feira, 25ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Pr 21,1-6.10-13)
25ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 24/09/2024

Leitura do Livro dos Provérbios.

1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 118(119),1.27.30.34.35.44 (R. 35a)
25ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 24/09/2024

 Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!
 Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

— Feliz o homem sem pecado em seu caminho,/ que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Fazei-me conhecer vossos caminhos,/ e então meditarei vossos prodígios!
— Escolhi seguir a trilha da verdade,/ diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
— Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei,/ e de todo o coração a guardarei.
—Guiai meus passos no caminho que traçastes,/ pois só nele encontrarei felicidade.
— Cumprirei constantemente a vossa lei;/ para sempre, eternamente a cumprirei!

Evangelho (Lc 8,19-21)
25ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 24/09/2024


A família de Jesus

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário