Intenção
PELOS LÍDERES POLÍTICOS
Rezemos para que os líderes políticos estejam ao serviço do seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral e pelo bem comum, cuidando daqueles que perderam o emprego e dando prioridade aos mais pobres.
Reflexão
Neste mês, o Santo Padre pede que rezemos para que os líderes políticos estejam ao serviço do seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral e pelo bem comum, cuidando daqueles que perderam o emprego e dando prioridade aos mais pobres.
Para um cristão, a política não é poder, mas serviço. E um líder político presta o maior serviço de todos quando promove realmente o desenvolvimento integral da sociedade que foi chamado a governar: começando pelos pobres e os desempregados, devolvendo ao país que governa o sentido (muitas vezes perdido) de comunidade, que facilmente se perde numa sociedade dominada pelo individualismo e o egoísmo.
A política é um domínio desafiador e complexo, capaz de pôr à prova o caráter moral dos que se lhe dedicam. É possível, no entanto, aos políticos viverem vidas de santidade e virtude e a liderança política pode ser uma vocação digna de santidade.
O Papa Francisco, na encíclica Fratelli tutti, apresenta uma visão convincente de uma forma alternativa de política baseada nos princípios da fraternidade e amizade social.
No coração da visão do Papa Francisco está a ideia de que todos somos irmãos e irmãs e que a nossa humanidade comum deve guiar as nossas interações políticas e sociais. Esta visão de solidariedade e inclusão é um antídoto poderoso contra o individualismo e a divisão que, frequentemente, dominam a política contemporânea.
Esta visão do Papa invoca uma política baseada no diálogo, na cooperação e no compromisso com a dignidade de cada pessoa. Afirma o Santo Padre que a política, embora com frequência degradada pelas ações de quem abusa dela, continua a ser «uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas de caridade, porque busca bem comum» (FT, 180).
Oração
Jesus,
contemplar-te no Evangelho
faz-nos vibrar, caminhar e estar contigo.
Vemos-te a falar com autoridade,
levando consolação e claridade aos corações,
servindo de joelhos e acolhendo a todos;
lavando os pés aos discípulos,
ensinaste-nos a partilhar pães e peixes
para sermos alimento uns para os outros.
Disseste-nos que, se queremos ser os primeiros,
devemos aprender a ocupar os últimos lugares.
Deste-nos o teu exemplo de cuidado e respeito
pelas mulheres e as crianças, os frágeis do teu tempo.
Dá aos políticos que conduzem o teu povo
um coração parecido com o teu,
para que exerçam a sua tarefa política
como uma missão ao serviço dos teus irmãos e irmãs,
com abnegação, entrega e gratuidade.
Que os nossos líderes façam dos mais frágeis a prioridade
e, acima de qualquer outro interesse,
ponham no centro a pessoa.
Amém.
Desafios
- A liderança política como serviço – Em que é que isto te diz respeito como cidadão?
- Estar ao serviço dos outros – O teu serviço em favor de outros incide na sociedade. A tua oferta e o teu testemunho de hoje são muito valiosos para semear a paz.
- Trabalhar pelo bem comum – Não desprezes todo o bem que podes fazer cada dia, por pequeno e ingrato que seja. É semente para o bem comum.
- Fomentar a solidariedade e ajuda mútua – Qual é a tua escala de valores? Pede ao Senhor o seu amor, para colaborares com outros em favor do próximo, especialmente dos mais vulneráveis.
- Promover um desenvolvimento humano sustentável – Reza, discerne, pede ajuda para veres com clareza o que o Senhor te pede. Não tenhas medo de te comprometer na ajuda aos teus irmãos. Jesus está contigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário