quarta-feira, 31 de julho de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 31/07/2024

ANO B


Mt 13,44-46

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Tesouro escondido no campo


Quem vendeu todos os bens para comprar o campo no qual estava escondido um tesouro é porque considera aquele tesouro mais valioso do que todos os seus bens. O negociante que procura pérolas e encontra uma de grande valor não é alguém que encontra por acaso uma pérola. Ele é comerciante, sabe o que está fazendo e procura até achar.
Também ele vende tudo o que tem para ficar com aquela pérola. Essa pérola ou aquele tesouro, cada um sozinho, tem um valor superior a tudo mais. Poderíamos dizer que tem um valor supremo. Assim é o Reino dos Céus, diz Jesus. Pedindo a São Paulo apóstolo que nos ajude a entender o que está sendo dito e a descobrir qual é esse tesouro e essa pérola, ele nos diz, escrevendo aos filipenses: “O que era para mim lucro eu o tive como perda, por amor de Cristo.
Mais ainda: tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele, eu perdi tudo e tudo tenho como esterco, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo a justiça da Lei, mas a justiça que vem de Deus, apoiada na fé, para conhecê-lo, conhecer o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte, para ver se eu alcanço a ressurreição de entre os mortos”. O valor supremo da vida de Paulo é nosso Senhor Jesus Cristo. O Reino dos Céus é estar em Jesus Cristo e nele ser achado. Ele é o absoluto da nossa vida.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/tesouro-escondido-no-campo-2/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/tendo-encontrado-uma-perola-de-grande-valor-foi-vender-tudo-o-que-possuia-e-a-comprou-31072024

Reflexão

Ao descobrir a riqueza do Reino dos Céus, a pessoa se alegra e, rapidamente, investe sua vida nessa nova “aventura”, guiada pelo Espírito Santo. As demais coisas, como os bens terrenos, caem para um plano inferior. Em que consiste, de fato, o Reino de Deus? São Paulo, na carta aos Romanos, esclarece: “O Reino de Deus não é comida nem bebida, e sim justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17). A partir das parábolas de Jesus, pode-se dizer que tesouro e pérola preciosa são o Reino, a Palavra de Deus, o próprio Cristo, que precisamos descobrir dia após dia. Ele é o centro de nossas buscas, a razão de nossa existência. Entregar tudo, alegremente, por causa dele é ganho: “Considero tudo como perda diante do bem superior, que é o conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor” (Fl 3,8).
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/31-quarta-feira-6/

Reflexão

«Vai vender todos os seus bens e compra aquele campo»

Rev. D. Enric CASES i Martín
(Barcelona, Espanha)

Hoje, Mateus põe à nossa consideração duas parábolas sobre o Reino dos Céus. O anúncio do Reino é essencial na prédica de Jesus e na esperança do povo eleito. Mas é notório que a natureza desse Reino não era entendida pela maioria. Não a entendia o sinédrio que o condenaram à morte, não a entendiam Pilatos, nem Herodes, também não a entenderam de início os próprios discípulos. Só se encontra uma compreensão como a que Jesus pede ao bom ladrão, cravado junto dele na Cruz, quando lhe diz: «Jesus, Lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino» (Lc 23,42). Ambos tinham sido acusados como malfeitores e estavam quase a morrer; mas, por um motivo que desconhecemos, o bom ladrão reconhece Jesus como Rei de um Reino que virá depois daquela terrível morte. Só podia ser um Reino espiritual.
Jesus, na sua primeira prédica, fala do Reino como um tesouro escondido cuja descoberta causa alegria e estimula à compra do campo para poder gozar dele para sempre: «cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo» (Mt 13,44). Mas, ao mesmo tempo, alcançar o Reino requer procurá-lo com interesse e esforço, ao ponto de vender tudo o que se possui: «Ao encontrar uma de grande valor, ele vai vende todos os bens e compra aquela pérola» (Mt 13,46). «A propósito de que se diz buscai e quem busca. Encontra? Arrisco a ideia de que se trata das perolas e a pérola, pérola que adquire o que deu tudo e aceitou perder tudo» (Orígenes).
O Reino é de paz, amor justiça e liberdade. Alcançá-lo é, por um lado, dom de Deus e por outro lado, responsabilidade humana. Diante da grandeza do dom divino constatamos a imperfeição e instabilidade dos nossos esforços, que às vezes ficam destruídos pelo pecado, as guerras e a malicia que parecem insuperáveis. Não obstante, devemos ter confiança, pois o que parece impossível para o homem é possível para Deus.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Nesta santa Igreja Católica, instruídos com esclarecidos preceitos e ensinamentos, alcançaremos o reino dos céus e herdaremos a vida eterna, pela qual tudo toleramos, para que possamos obtê-la do Senhor» (São Cirilo de Jerusalém)

- «Vale a pena deixar tudo por este Reino. É o tesouro enterrado no campo: quem o encontra o enterra novamente e vende tudo o que tem para comprar o campo e assim ficar com o tesouro» (Bento XVI)

- «(…) Este tesouro [a Boa Nova], recebido dos Apóstolos, foi fielmente guardado pelos seus sucessores. Todos os fiéis de Cristo são chamados a transmiti-lo de geração em geração, anunciando a fé, vivendo-a em partilha fraterna e celebrando-a na liturgia e na oração» (Catecismo da Igreja Católica, nº 3)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-07-31

Reflexão

Parábolas do “tesouro” e da “pérola” (o Reino de Deus)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, ouvimos Jesus dizer — pela milionésima vez — que o Reino dos Céus “é semelhante a...”. Na verdade, Deus e o seu Reino são realidades muito ricas, muito grandes e, para nos aproximarmos delas com palavras humanas, Jesus serve-se de um amplo leque de comparações. Só aceitando todo o conjunto de comparações podemos aproximar-nos da mensagem de Cristo.
A “soberania de Deus” é uma realidade “misteriosa”. Apresenta-se perante a história discretamente (como o fermento), mas é determinante e de grande valor: vale a pena deixar tudo por este Reino. É o tesouro enterrado no campo: quem o encontra volta a enterrá-lo e vende tudo o que tem para poder comprar o campo e ficar, assim, com o tesouro. Uma parábola paralela é a da pérola preciosa: quem a encontra também vende tudo para possuir esse bem, que vale mais do que todos os outros.
—Senhor, meu Rei, ajuda-me a desprender-me de “coisas” para dar espaço à tua soberania.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-07-31

Comentário sobre o Evangelho

Parábolas de Jesus: O tesouro escondido e a pérola de grande valor


Hoje temos outra imagem do Reino dos Céus: a pérola fina. A “pérola fina” soa como algo muito apreciado. Neste caso, Jesus acrescenta de «grande valor». Ou seja, aí á muito “valor agregado” (como se diria no mundo das empresas).
—Não devemos viver nas nuvens sem olhar para a terra (porque tropeçaríamos), senão de não se esquecer do céu (para não se perder). Realmente o Céu é seu “valor agregado”?
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-07-31

Meditação

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo.” Um tesouro escondido! Se alguém imagina que ali está, será preciso cavar muito, procurar aqui e ali, sem desanimar. Poderá levar muito tempo. Também o “Reino dos Céus” precisa ser procurado, não basta apenas ouvir falar dele. Deus desperta em nós o desejo de o encontrar. A partir daí, será preciso muito esforço, fazer muita oração e ter muita teimosia.
Oração
Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loyola para propagar a maior glória do vosso nome, concedei-nos que, auxiliados por sua intercessão e imitando seus exemplos, mereçamos, por nosso combate na terra, ser coroados com ele no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=31%2F07%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário