sábado, 17 de fevereiro de 2024

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 5,27-32 - 17/02/2024


Abandone o pecado e siga o caminho do Senhor

“Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: ‘Segue-Me’. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí um grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.” (Lucas 5,27-30)



Quaresma é um tempo de conversão, já sabemos disso. É tempo de mudança, é tempo de abandonar a vida velha, ou seja, a vida de pecado que vivemos para viver uma vida nova e nos voltarmos de todo coração para Deus. Esse é o tempo favorável para isso!
Hoje, podemos ver que o Senhor toma a iniciativa em nos chamar para viver essa vida nova. A iniciativa da salvação vem de Deus, é Ele quem nos convida a segui-Lo, é Ele quem nos convida a vivermos essa vida nova. E, sendo uma iniciativa de Deus, cabe a nós somente aceitar ou não.
Deus nos deixa livre, mas Ele nos faz esse convite, assim como fez para Levi (Mateus), que, ao escutar Jesus lhe dizer: “Segue-me”, ele deixou tudo e começou a seguir Jesus. E, a partir desse seguimento, Levi teve a sua vida completamente transformada; ele não só deixou o trabalho que fazia, mas deixou a vida velha e assumiu verdadeiramente uma vida nova ao lado do Senhor, seguindo o Senhor.
Não podemos imaginar, meus irmãos, o que Deus é capaz de fazer em nós quando damos abertura para Ele, quando aceitamos esse convite “Segue-me”. Não temos dimensão do que Deus pode realizar em nós.

É tempo de abandonar a vida velha, ou seja, a vida de pecado que vivemos para viver uma vida nova

Às vezes, por causa do nosso pecado, sentimo-nos indignos de nos aproximar do Senhor, porém, o nosso pecado, por pior que seja, não é obstáculo para o Senhor transformar a nossa vida. É por isso que Ele veio justamente para curar as nossas enfermidades, para nos libertar do pecado, para nos dar vida nova.
Ele veio para os pecadores, é o médico para os seus doentes. Ele veio para nos dar o perdão, então, não podemos temer nos aproximar do Senhor, ainda que possamos ver na nossa vida uma vida cheia de pecados. Não podemos temer nos aproximar!
Se Levi fosse alguém perfeito e santo, certamente Jesus não o chamaria, mas Ele o chamou porque, a partir da atitude de Levi: seguir a Jesus, a vida dele foi transformando, dando a ele a graça de viver uma vida nova.
Precisamos também nos levantar e seguir, ou seja, reconhecer que não posso mais continuar levando uma vida velha, mas que preciso assumir a vida nova que Jesus veio para nos dar, para nos oferecer.
Que possamos aceitar esse convite, não tenha medo de se aproximar do Senhor, Ele veio justamente para nós que somos pecadores.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário