quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 3,7-12 - 18/01/2024


Organize seu tempo para estar ao lado de Deus

“Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo” (Marcos 3,9-10)



Meus irmãos e minhas irmãs, gostei muito dessa expressão: “Eles se jogavam sobre Jesus”; no original grego, é epipiptein, uma palavra interessante, que significa “cair nos braços de alguém”, “apoderar-se”.
Aquelas pessoas queriam a vida do Cristo, elas queriam experimentar Deus, o que elas viam n’Ele. Jesus transmitia uma experiência profunda de Deus. Nada mau uma busca de Cristo assim, tão intensa! Era, de fato, muita fé no coração daquele povo sedento do amor de Deus.
O fenômeno inverso acontece, hoje, nesse nosso mundo tão corrido e tão sufocante, que não sobra nenhum espaço para Cristo, não sobra espaço para a busca de Cristo. Hoje, Cristo é comprimido, mas de uma outra forma. Jesus é espremido por falta de tempo que damos a Ele, Jesus fica espremido no meio de todas as nossas atividades. Pois é… Ele é espremido nas nossas 24 horas, espremido entre o nosso trabalho, a nossa academia, as nossas terapias, “fisios”, afazeres domésticos, filhos, atividades pastorais… tantas coisas! Jesus é espremido nas nossas 24 horas e, às vezes, só sobra “em nome do Pai…” no final do dia, e quando sobra!

Cave o tempo para Deus e dê a Ele o seu louvor e a sua gratidão

Ele é espremido nos nossos sete dias da semana, quando organizamos tudo; Ele é espremido entre o trabalho, o final de semana, a praia, as compras, as viagens, mas talvez não sobre aquela hora sagrada do domingo para honrar a Deus. Porque Jesus fica espremido na nossa semana, espremido de todas as formas. Não vou me alongar aqui, porque senão a gente vai para um ano, e aí vai a nossa vida toda. Há pessoas que estão espremendo Jesus desde o dia em que nasceram até hoje.
O tempo de Deus é sagrado, e ninguém organiza a vida se não O colocar no centro dela. Às vezes, precisamos cavar o tempo, porque ele parece que some. Se o dia tivesse 30 horas, gastaríamos as 30 horas; então, é precisamos cavar tempo para Deus.
No meio de uma atividade que você realiza, você pode viver a sua união com Deus, no seu trabalho, onde você realiza a sua missão. Coloque Deus em tudo o que você faz, santifique o seu trabalho, santifique a sua maternidade cuidando dos seus filhos, santifique tudo aquilo que faz parte da sua vida, esprema das suas vivências e retire delas o óleo da santidade.
Você precisa espremer tudo o que você vive, até as coisas mais dolorosas, até as coisas aparentemente insignificantes, mas tire dessas coisas o óleo da santidade, uma experiência de Deus; cave o tempo para Deus e dê a Ele o seu louvor e a sua gratidão.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário