quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Palavra se fez carne - 18 de janeiro, 5ª Feira da 2ª Semana do Tempo Comum


18 de janeiro, 5ª Feira da 2ª Semana do Tempo Comum


– Hoje é dia 18 de janeiro, 5ª Feira da 2ª Semana do Tempo Comum.

– Jesus está à beira mar, em retiro, com seus discípulos. Porém, seu retiro é logo interrompido pela multidão que acorre a ele. Uma multidão vai ao seu encontro porque ouviu falar das suas curas e dos seus milagres. Não é uma multidão que quer ser discípula dele. A maioria que vai até ele nesta multidão quer algo para si, deseja obter benefícios próprios para sanar as suas necessidades particulares. Isso nos leva a perguntar: será que essa multidão de gente, hoje, que se diz cristã, está disposta a ser discípula de Jesus? Será que todos os que vão à igreja querem, de fato, seguir Jesus, na radicalidade do Evangelho? Sabemos que não. São poucos os que se dispõem a segui-lo, fazendo renúncias em prol da vida de outros. Peça ao Senhor que lhe ajude a buscar de Jesus não por interesses, mas por amor no seu seguimento.

– Escute o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 3, versículos 7 a 12.

Naquele tempo, Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: "Tu és o Filho de Deus!" Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

– A atitude de Jesus é de acolhimento de todos, mesmo sabendo que, entre aquela multidão, havia pessoas de “espíritos maus” que estavam ali apenas para intimidá-lo, ameaçá-lo, dizendo que iriam contar quem ele era. De certa forma, eram pessoas invejosas, que se sentiam incomodadas com a fama de Jesus. Contar quem era ele, naquele momento, significava obstruir um caminho de libertação que vinha sendo construído. Jesus queria continuar a sua missão, ajudando aquela multidão que estava como ovelhas sem pastor. O tempo iria dizer quem era ele, por meio de suas ações e não pela boca de quem não merecia credibilidade. Peça ao Senhor fidelidade para com Ele, na pessoa de Jesus Cristo e no seu exemplo de amor ao próximo, sem temer os obstáculos e os que, por um “espírito mau”, buscam atravancar o caminho das boas ações.

– Qual sua motivação para ir ao encontro do Senhor? Você vai até ele por interesses próprios ou com intenção de segui-lo? Está disposto(a) a assumir o projeto libertador de Jesus, em prol da vida e liberdade dos irmãos?

– “... uma grande multidão da Galileia o seguia”. Sejamos autênticos seguidores de Jesus, testemunhando ao mundo seu amor libertador, a fim de que todos tenham vida e a tenham em abundância. Diz o poema de Jair Presente:

Quem queira seguir Jesus, Em seus ásperos caminhos, Não há de fugir-lhe à cruz, Toda formada de espinhos.

Alguém talvez interrogue: -“Esses espinhos quais são?” E os entraves da jornada Fornecem explicação.

E a lágrima de quem pede, É o sarcasmo do descrente, É o logro do obsessor, É a vaia de muita gente;

É a doença imaginária, Sem trato que nos atenda, É a tentação enfeitada Que parece de encomenda;

É a crítica do inimigo, É o tapa do ignorante, É a tesourinha das trevas Que nos corta a todo instante;

É o vinagre da conversa De quem não deseja a paz, É o cochicho venenoso De quem censura e não faz;

É o irmão desesperado Que nos procura, a berreiro; É a discussão agitada, É a fuga de companheiros;

É a briga na parentela, Criando desilusão; É a hora do desalento É o dia da solidão.

Meditemos nesse assunto: Observar é dever. Quem queira seguir Jesus Tem muito espinho a vencer.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe ajude ser discípulo(a) de Jesus, levando a todos o Evangelho da Graça de Deus, para que todos possam experienciar o amor de Jesus que liberta e salva de todo mal.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário