sábado, 2 de setembro de 2023

Palavra se fez carne - 2 de setembro, Sábado, 21ª Semana do Tempo Comum


2 de setembro, Sábado, 21ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 2 de setembro, sábado, 21ª Semana do Tempo Comum.

- Com a parábola dos talentos, Jesus nos traz a certeza de que nos “será dado muito mais”, mas a condição é se comprometer com o Reino e com o seu projeto. Peça ao Senhor, a graça de amar e de se sentir responsável pelo dom que lhe foi dado que é o próprio Jesus e o seu Reino.

- Escute o Evangelho segundo Mateus, Capítulo 25, versículos de 14 ao versículo 30.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: «Um homem, ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida, viajou. O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: `Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei'. O patrão lhe disse: `Muito bem, servo bom e fiel! como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!' Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: `Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei'. O patrão lhe disse: `Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!' Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: `Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence'. O patrão lhe respondeu: `Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence.' Em seguida, o patrão ordenou: `Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!'

- A parábola dos talentos faz parte do discurso escatológico de Mateus e tem a preocupação em falar do fim dos tempos e da vinda de Jesus Cristo. Porém, não é uma mensagem para nos dizer o que acontecerá no futuro, mas como se preparar para essa vinda, no presente. Assim, o Senhor nos dá os vários talentos, que não são habilidades em fazer determinada tarefa, mas o dom da Palavra, do envio do Messias Jesus, do Reino de Deus que se expressa na justiça e nos chama ao compromisso fiel com a prática da justiça. Por isso a frase “porque a todo aquele que tem será dado mais” nos remete à parábola do semeador, que compara o semear e a semente com o Reino de Deus. Assim, somos convidados a rever nossa noção de Deus e de seu Reino, e a multiplicar nossas práticas de justiça e misericórdia, tornando o Reino de Deus visível em nosso meio.

- Diante da parábola dos talentos, podemos nos perguntar: com qual dos personagens apresentados eu me identifico: como aquele que ganhou 5, 2 ou 1 talento? Quais medos eu alimento e qual imagem distorcida de Deus esse medo gera em mim? O que significa esperar pela vinda de Jesus Cristo? Como estou me preparando para essa vinda?

- Vamos rezar o Salmo 97, escolhido para a liturgia deste dia, e que agradece a Deus por suas maravilhas:

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

Aplauda o mar com todo ser que nele vive,
o mundo inteiro e toda gente!
As montanhas e os rios batam palmas
e exultem de alegria.

Na presença do Senhor, pois ele vem,
vem julgar a terra inteira.
Julgará o universo com justiça
e as nações com equidade.

- Termine a oração, dando graças a Deus por sua Palavra no dia de hoje, e pelos dons que Ele lhe concedeu e lhe concede a cada dia. Peça a Deus a graça de cultivar esses, dons, dele recebidos gratuitamente, de se comprometer com o Reino de Deus e de responder aos seus apelos.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário