sexta-feira, 24 de março de 2023

Palavra se fez carne - 24 de Março, 6ª Feira, 4ª Semana da Quaresma


24 de Março, 6ª Feira, 4ª Semana da Quaresma


- Hoje é dia 24 de Março, 6ª Feira da 4ª Semana da Quaresma.

- Por saber que corria sério perigo de morte, Jesus evita circular pela Judeia. Mesmo quando vai a Jerusalém para a festa das Tendas, ele o faz ocultamente. Não procura o martírio gratuitamente. Entretanto, longe de se omitir ou calar, ele é visto falando abertamente. Permanece fiel à sua missão de ensinar a verdade. A qualquer momento, Jesus poderia ser vítima da fúria de seus adversários. Enquanto não chega a sua hora, a hora da paixão e morte, Jesus segue testemunhando, diante de todos, que ele vem de junto do Pai. Agradeça ao Senhor Deus por ter enviado seu Filho para nos redimir da nossa precariedade humana através do seu amor libertador.

– Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo7, versículos 1 a 2, versículo 10 e versículos 25 a 30:

Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas. Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: "Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é". Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: "Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou". Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

– Ignorando, pela dureza de coração, que Jesus é o Cristo, o justo Filho e enviado por Deus, querem prendê-lo e condená-lo à morte, e morte desonrosa. Jesus, no entanto, não se cala nem abandona sua missão: falar abertamente de sua origem e de que sua missão é cumprir a vontade daquele que o enviou, Deus. O caminho para Jerusalém vai se completando e a hora de Jesus vai chegando. Jesus não se intimida com a aproximação da sua hora. Mesmo diante do cerco que se fecha, das perseguições que se acirram, mantém-se firme nos seus propósitos e não recua. Sabe que Deus está com ele. Ele e o Pai são um. Peça ao Senhor que lhe dê o dom da Fé e seguimento do seu Filho, nosso redentor.

– Você reconhece e acolhe Jesus em sua vida como seu libertador, salvador, o Cristo? Eles tinham atitudes preconceituosas em relação a Jesus. Você tem atitudes preconceituosas? Acolhe com docilidade os ensinamentos, orientações de Jesus, o seu redentor?

“... Ora, eu não vim por mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, e vós não o conheceis.” Jesus, enviado do Pai, é fiel à missão redentora que o Pai lhe deu até a morte e morte de cruz. Diz uma estrofe do texto de cordel do autor Carlos Aires:

(...) A minha vida é guiada
Por Cristo meu Salvador
Que me ensinou ser humilde
E sendo seu seguidor
Não vai me faltar na vida
Sossego paz e amor. (...)

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê a graça de acolher Jesus, seus ensinamentos e orientações que trazem à sua vida sabedoria divina para uma existência plena no seguimento do Mestre e Senhor, nosso redentor.

- O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário