terça-feira, 3 de janeiro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 2,13-15.19-2 - 30/12/2022


Tenha a Sagrada Família como modelo de comunhão com Deus

“Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: ‘Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo’” (Mateus 2,13).



Hoje, comemoramos a Sagrada Família: Jesus, Maria e José. A Igreja nos apresenta essa festa porque, de fato, precisamos rezar pelas nossas famílias que têm sido atacadas, que têm sido alvo de destruição, de rixas, às vezes, até mesmo de ódio da família.
E, ao olharmos para a Família de Nazaré, contemplemos também a nossa família. Ao olharmos para a Família de Nazaré, nós conseguimos verificar quantas lutas para que eles permanecessem unidos.
Jesus, até mesmo menino, foi perseguido. Por quê? Porque Herodes queria matá-Lo, e José foi avisado em sonho para fugir para o Egito. Assim se cumpria também a profecia: “Do Egito chamei o meu Filho”.

Ao olharmos para a Sagrada Família, percebamos ali a comunhão que havia entre eles

No Antigo Testamento, no Livro do Gênesis, nós temos José que salvou o seu povo também porque estava lá no Egito — o Egito mais uma vez protegeu Nosso Senhor. Protegeu José do Egito e seus irmãos, protegeu também Jesus e a Família de Nazaré.
Peçamos ao Senhor que continue a proteger as nossas famílias, a cuidar das nossas famílias. Que, ao olharmos para a Sagrada Família, percebamos ali a comunhão que havia entre eles. Maria não excitou em acompanhar José que tinha tido um sonho.
José, profundamente dócil e obediente ao Pai, disse: “Vamos fugir para o Egito”; e foram; depois, o Anjo avisou: “Olha, pode voltar”, e eles voltaram. Depois, o Anjo de novo disse: “Olha, pode sair porque Arquelau também quer matar o menino, está perseguindo”, e assim José também foi para a Galileia, foi para Nazaré, também se cumprindo a profecia: “Ele será chamado Nazareno”.
A Sagrada Família é modelo para nós de união, de unidade; a Sagrada Família é modelo para nós de sintonia com Deus; de partilha e de entendimento. José recebeu a visita do Anjo que falou que era para ir para cá e para lá, e Maria acolheu.
Havia, então, uma comunhão, claro, de José com o Pai, com Deus; de Maria com o Pai, porque Ela também aceitou o plano da salvação, e os dois também tinham um entendimento. Havia ali uma uma comunhão entre eles. Que bonito! Será que nós não precisamos viver também em comunhão dentro da nossa família? Será que cada um não precisa também ter comunhão com Deus?
Que as nossas famílias sejam abençoadas! E serão abençoadas, se cultivarem a comunhão com Deus e a comunhão uns com os outros. Que a Sagrada Família de Nazaré possa interceder por nós e possa nos abençoar, para que vivamos a santidade na comunhão com Deus e na comunhão com os irmãos.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário