quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Palavra se fez carne - 06 de dezembro, 4ª feira, 1ª Semana do Advento


06 de dezembro, 4ª feira, 1ª Semana do Advento


- Hoje é dia 06 de dezembro, 4ª feira da 1ª Semana do Advento.

- No Evangelho de hoje, Jesus se vê cercado por uma multidão que trazia consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros doentes, que foram colocados junto Dele, que os curou. O povo admirado com as curas, louvavam a Deus. Mas, Jesus, vai além, chama seus discípulos e fala de sua compaixão para com aquele povo que não tinha o que comer. Peça ao Senhor a graça de também estar atento às necessidades das pessoas.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, capítulo 15, versículos 29 a 37:

Naquele tempo, Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. Jesus chamou seus discípulos e disse: "Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho". Os discípulos disseram: "Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?" Jesus perguntou: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete, e alguns peixinhos". E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

- Jesus acolhe a todos, sem exceção, vê suas necessidades e os cura. Um detalhe importante demais, não eram doenças simples, mas doenças que excluíam as pessoas, que as impediam de fazer tantas coisas. Jesus as acolhe, as resgata e oferece nova vida. E Ele ainda quer oferecer mais e ensina que o pouco partilhado, se multiplica. Não foi mágica, mas o milagre da partilha, onde oferecendo-se o que tem, vive-se a experiência de saciar a todos e poder guardar o que sobra. Peça ao Senhor que te ajude a ser compaixão.

- O que revela a você esse comportamento de Jesus no evangelho de hoje? Esse sentimento de compaixão e o gesto de desejar alimentar o povo faminto? Acompanhando o caminhar de Jesus e suas atitudes, que sentimentos brotam em seu coração?

- "Tenho compaixão da multidão”, diz Jesus no evangelho de hoje. Deus conhece nossas necessidades e se importa. E, a necessidade de muitos pode ser saciada por nós, pela nossa atitude, pelo nosso acolher, pelo nosso partilhar. O Natal vem chegando, que tal oferecermos um pouco mais para que vidas sejam transformadas a partir de nossa solidariedade e partilha? E como diz a música:

“Eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia”.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que te ajude a fazer deste tempo de advento, tempo de partilha e solidariedade. Peça pela paz no mundo, pelas vítimas da fome e da violência.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário