segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 17,10-13 - 16/12/2023


Tenha o coração sensível aos sinais que o Senhor envia a você

“Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: ‘Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?’ Jesus respondeu: ‘Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram’.” (Mateus 17,10-12)



Naquele tempo, na geração de Jesus, na época de Jesus, existia uma crença que o Messias seria precedido pelo retorno de Elias. Esse seria um sinal, uma prova, uma certificação irrefutável da vinda do Messias. E, diante disso, dessa crença, os discípulos perguntaram: “Por que, então, os escribas dizem que Elias deve vir primeiro?”. Jesus responde a eles que esse sinal não só era verdade, como Elias já veio, mas o eliminaram.
João Batista era o Elias que todos esperavam, mas como nós conhecemos a história, ele também acabou sendo martirizado. O grande profeta que deveria vir para preparar o caminho do Senhor foi morto, como a maioria dos verdadeiros profetas, e sabemos que assim também aconteceria com o Messias, que também seria martirizado e morto.

O Senhor  envia sinais, mas Ele nos faz livres também para acolher ou não a Sua presença

Na maioria das vezes, ficamos à espera desse sinal que nos ajuda a discernir o que nós devemos fazer, como devemos proceder e, quase sempre, esperamos sinais que são espetaculares, grandes sinais; criamos uma dependência tão grande desses sinais que acabamos não sendo livres para reconhecer e acolher Jesus Cristo que está no meio de nós.
Por isso, Jesus hoje também diz que precisamos ter essa sensibilidade, precisamos nos exercitar na sensibilidade para reconhecer as manifestações da Sua presença em nosso meio.
O Senhor  envia sinais, mas Ele nos faz livres também para acolher ou não a Sua presença, e precisamos dessa interioridade para reconhecer o sinal que já nos foi dado, que é Cristo Jesus e a Sua Palavra. Ele veio para nos dar a salvação.
O Senhor sempre nos indica o caminho, contudo, Ele também respeita a nossa liberdade; Ele nunca é impositivo. Os sinais que o Senhor nos envia não são impositivos, mas são sinais que nos fazem optar livremente pela salvação.
Estejamos atentos, fiquemos à espera, tenhamos o coração sensível aos sinais que o Senhor já nos enviou!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário