segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 1,6-8.19-28 - 17/12/2023


Testemunhe as mudanças que Jesus realizou em sua vida

“João confessou e não negou. Confessou: ‘Eu não sou o Messias’. Eles perguntaram: ‘Quem és então? És tu Elias?’ João respondeu: ‘Não sou’. Eles perguntaram: ‘És profeta?’ Ele respondeu: ‘Não’. Perguntaram então: ‘Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?’ João declarou: ‘Eu sou a voz que grita no deserto: Aplainai o caminho do Senhor’.” (João 1,20-23)



Estamos já no 3º domingo do Advento. E, cada vez mais, estamos próximos da Solenidade do nascimento de Jesus. E, neste tempo de espera, mais uma vez, deparamo-nos com a pessoa de João Batista.
João Batista é, de fato, essa figura importante, pois ele está diretamente ligado ao anúncio da chegada do Messias. João é o mensageiro de Deus, acima dele somente o próprio Jesus, que é o mensageiro do Pai por excelência.
A missão de João Batista, literalmente, corresponde ao significado do seu nome. João que, em hebraico, significa ‘Deus da graça’, a graça de Deus, agraciado por Deus. E a vida de João Batista foi verdadeiramente uma manifestação da graça de Deus, da graça divina da qual ele foi sinal, que é Jesus Cristo.
Ele veio para comunicar a chegada do Messias; graça pela qual João, desde o ventre materno, foi impactado e marcado, a ponto de ser essa testemunha fiel, um homem marcado e impactado pelo Senhor. Ele veio como testemunha para dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer por meio dele.

Aquilo que o Senhor realizou na nossa vida precisa ser testemunhado para que outras pessoas também acreditem n’Ele

Testemunhar é isto: é apresentar os sinais e as marcas desse encontro que marcou a sua vida por completo. João Batista nos ensina que também devemos testemunhar aquilo que o Senhor realizou na nossa vida, apresentar as marcas dessa mudança.
Aquilo que o Senhor realizou na nossa vida precisa ser testemunhado para que outras pessoas também acreditem n’Ele; é assim que vamos preparando o caminho do Senhor: dando testemunho daquilo que Ele gerou em nós, daquilo que foi transformado, mudado em nós.
Uma vez que somos iluminados pelo Cristo, também podemos iluminar aqueles que se encontram nas trevas.
A palavra diz que ele era a lâmpada que arde e brilha. João testemunha a Luz porque não colocou nada entre ele e o Senhor; ele testemunhou a Luz porque soube dar lugar para o Senhor.
Também precisamos dar lugar na nossa vida, para que a luz de Cristo brilhe em nós e, desse modo, podemos também ajudar os nossos irmãos a conhecer a salvação que é Jesus Cristo.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário