sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Palavra se fez carne - 24 de novembro, 6ª feira, Memória de Santo André Dung-Lac, presbítero, e companheiros mártires.


24 de novembro, 6ª feira, Memória de Santo André Dung-Lac, presbítero, e companheiros mártires.


- Hoje é dia 24 de novembro, sexta-feira, Memória de Santo André Dung-Lac, presbítero, e companheiros mártires.

- A Igreja hoje celebra a memória de Santo André Dung-Lac, presbítero dominicano, e companheiros, um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas. Pe. André Dung-Lac, se dedicou com compromisso e zelo ao anúncio da Palavra, condenava a subordinação ao dinheiro. Considerado exemplo maior entre essas belas sementes, que floriram no coração do povo, da Igreja Católica vietnamita. Os evangelhos nos apresentam Jesus que é tolerante e com ações mansas em outras diversas situações, na narrativa do evangelho de hoje, Ele condena e age de forma enérgica diante da exploração. Peça ao Senhor que ajude você a dar lugar em seu coração e vida, prioritariamente, para Deus e por Ele se deixar conduzir.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 19, versículos 45 a 48:

Naquele tempo, " Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: "Está escrito: 'Minha casa será casa de oração'. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões". Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.".

- Jesus, demonstra por meio das palavras e ação enérgica de expulsar os vendedores, sua indignação pela ação de transformarem o “Templo” em “antro de ladrões”, em lugar de comércio, de exploração dos pobres e de enriquecimento dos poderosos. E continuava a ensinar sua mensagem, o que deixava o povo fascinado e, “os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo”. Peça ao Senhor que ajude você a fazer da sua vida um “templo” de fé que oriente ações justas e amorosas.

- Em sua prática cotidiana você procura agir com justiça e defender os mais pobres e vulneráveis? Consegue se desvencilhar das diversas forma de domínio e de exploração? É capaz de discernir e não se deixar levar pelos valores deturpados defendidos por alguns na sociedade que são alicerçados na indiferença, no consumismo e na intolerância?

- "Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores.” Para ampliar o sentido, e compreender melhor sua mensagem para a vida, Ouça o que o Pe. José Antônio Pagola diz:

“Mas Jesus não nos quer falar apenas do Templo como um lugar físico. Se em outro trecho do Evangelho Ele se refere ao seu próprio corpo como Templo, temos que aprofundar nossa reflexão.
Jesus prestou o perfeito culto a Deus em sua vida, por meio de sua morte de Cruz e Ressurreição, que nos introduziu a uma nova vida e nos faz parte de seu Corpo Místico.
Nós, porém, podemos fazer de seu templo, isto é, a nossa vida, um covil de ladrões, esquecendo-nos do lugar que Deus deve ocupar em nossa vida. Passamos a viver uma vida vazia de sentido movida por coisas que não trazem verdadeira alegria.
Que tenhamos a coragem da conversão!”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, para ajudar você, “a abraçar com toda sua força os valores do Reino que não passa, a vida e a dignidade humana”. Peça pela paz no mundo!

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário