quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Palavra se fez carne - 20 de novembro, 2ª feira, 33ª Semana do Tempo Comum


20 de novembro, 2ª feira, 33ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 20 de novembro, segunda-feira da Trigésima Terceira semana do Tempo Comum.

- Jesus continua seu caminho até Jerusalém e se aproxima da última cidade antes de iniciar a subida de Jericó até Jerusalém. A cena composta pela multidão, pelo cego e por Jesus que escuta os gritos desse necessitado não passaram desapercebidamente por Lucas.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 18, versículos de 35 a 43.

Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então o cego gritou: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: "O que queres que eu faça por ti?" O cego respondeu: "Senhor, eu quero enxergar de novo". Jesus disse: "Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou". No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

- Quando a Sagrada Escritura fala de cegueira, muitas vezes não se refere somente àquela física, mas também à que impossibilita ao ser humano ver um sentido mais profundo na vida cotidiana. O cego do trecho de hoje está parado à beira do caminho, já enxergou um dia, mas não é mais capaz disso. Sua cura se inicia quando escuta que Jesus está passando coincidentemente no local em que ele está parado. Pensemos em que local de nossa vida nossa cegueira pode nos ter feito parar e escutemos que está passando justamente ao nosso lado aquele que pode nos ajudar.

- O que faço agora? Reconheço minha situação e peço ajuda a Jesus? Ou continuo em meu lugar, pois, assim, trago poucos incômodos?

 -A cura do cego não se dá como em outros momentos. Aqui Jesus não o toca, mas dialoga com ele. Suas palavras entram no cego, alcançam o seu coração e fazem com que seus olhos se abram. Como curar nossa cegueira da insensibilidade da vida? Deixemos que as palavras de Jesus penetrem em nosso íntimo. O poeta Oswald de Andrade também se deixou curar de sua cegueira pelas palavras de seu filho de dez anos, no haikai 3 de Maio. Escutemos o poeta e nos deixemos maravilhar pela releitura de nossa realidade.

“Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é a descoberta
Das coisas que eu nunca vi.”

- Senhor, que tua Palavra encontre solo fecundo em nosso coração e nos faça enxerga sempre um sentido mais profundo em tudo que vivemos e nos cure de nossa estagnação.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário