quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Palavra se fez carne - 14 de novembro, 3ª feira, 32ª Semana do Tempo Comum


14 de novembro, 3ª feira, 32ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 14 de novembro, terça feira da 32ª Semana do Tempo Comum.

- A força da Palavra nos impulsiona para nos colocarmos diante do Senhor da vida de forma gratuita, isto é, colocar-se desinteressadamente no serviço do Reino. Esta é uma atitude fundamental para a vida daquele e daquela que desejam ser discípulos de Jesus assumindo a proposta do batismo que nos coloca na dimensão do serviço, realizando de uma forma gratuita assim como é o amor de Deus por nós, que nos ama na gratuidade e tudo faz em nosso favor. Peça ao Senhor a graça de viver a fé traduzida em gestos de serviço e de vida, sem jamais cobrar pelo bem realizado, mas tudo fazer por amor, sem perder a fé e a esperança.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, capitulo 17, versículos 7 a 10.

Naquele tempo, disse Jesus: "Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Vem depressa para a mesa'? Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?' Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'".

- Jesus nos fala através da parábola que se baseia nos costumes da época, sinalizando para a gratuidade do Reino, fazendo com que seus discípulos sentissem que, depois de terem feito o máximo para cumprir todo o dever que lhes era proposto, continuavam sendo simples servos; enviados a evangelizar, a servir, sem buscarem nada em troca. Esta é a pedagogia de Jesus nesta parábola, que nos diz e nos ensina que temos de ser responsáveis por aquilo que somos e fazemos, assim como o empregado que sabe o que tem de fazer e faz. Jesus alerta para a missão dos discípulos que também é nossa: servir a Deus e ao povo que precisa ser cuidado e amado através de nós cristãos batizados. Não somos evangelizadores para sermos reconhecidos e sermos recompensados, mas sim, para cumprir a missão que recebemos no nosso batismo. Agradeça hoje ao Senhor o dom do seu batismo e a missão que ele lhe confia cada dia.

- Você tem consciência da missão que recebeu do Senhor? Existe gratuidade na missão que você realiza cada dia ou procuras recompensa?

- Que conscientes de nossa missão possamos viver no cotidiano da vida este versículo que conclui o evangelho de hoje: “Somos simples servos, só fizemos o que devíamos fazer”. Dom Helder Câmara diz num de seus poemas:

É bom que ninguém se iluda. ninguém aja de maneira ingênua: quem escuta a voz de Deus e faz sua opção interior e arranca-se de si e parte para lutar pacificamente por um mundo mais justo e mais humano, não pense que vai encontrar caminho fácil, pétalas de rosas debaixo dos pés, multidões à escuta, aplausos por toda a parte e, permanentemente, como proteção decisiva, a Mão de Deus. Quem se arranca de si e parte como peregrino da justiça e da paz, prepare-se para desertos.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que te ajude a servir sempre mais com amor, a olhar as necessidades de tantos e tantas que estão ao seu redor e precisam de ajuda. Agradeça a gratuidade de Deus em te amar sempre e cuidar de você, de sua família, de seu trabalho e de sua missão.

- Pai Nosso, que estás nos céus, santificado seja o vosso nome, venha nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário