quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Palavra se fez carne - 15 de novembro, 4ª Feira, 32ª Semana do Tempo Comum


15 de novembro, 4ª Feira, 32ª Semana do Tempo Comum


– Hoje é dia 15 de novembro, 4ª Feira da 32ª Semana do Tempo Comum.

– Jesus atravessa um povoado e dez leprosos vêm ao seu encontro pedindo compaixão. Jesus se compadece deles. A compaixão é aquele sentimento divino em que o sofrimento do outro passa a ser o sofrimento daquele que se compadeceu. Compadecer-se é, portanto, sofrer com aquele que sofre. Neste caso, Jesus sentiu as dores dos leprosos: a dor da exclusão e da marginalização que se desdobram em outros tipos de dores. Diante disso, ele pede para irem se apresentar ao sacerdote. Jesus os encoraja a romper as barreiras da exclusão, a ter iniciativa e a quebrar os preconceitos que os mantinham afastados dos demais. É, portanto, uma ação libertadora. Eles acreditam e obedecem. Agradeça ao Senhor por tudo que Ele já fez por você tantas vezes.

– Escute o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 17, versículos 11 a 19.

Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, e gritaram: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!" Ao vê-los, Jesus disse: "Ide apresentar-vos aos sacerdotes". Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: "Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?" E disse-lhe: "Levanta-te e vai! Tua fé te salvou".

– Quando obedecemos a Jesus, os males da nossa vida se dissipam. Eles ficaram curados antes mesmo de chegar ao sacerdote. Porém, apenas um voltou para agradecer, e este era estrangeiro. O que isso tem a nos dizer? Mostra, em primeiro lugar, que Jesus nos liberta todos os dias de muitos males, mas poucas ou nenhuma vez lhe agradecemos. Às vezes, os que mais agradecem são os que menos têm prática religiosa. Em segundo lugar, o homem que voltou para agradecer demonstrou uma libertação total, uma fé madura. Essa volta significa um compromisso assumido. A melhor maneira de agradecer a Deus e fazer a sua vontade é colocar em prática seus ensinamentos; é se comprometer com a vida. Converse com Deus sobre seu comprometimento com Ele realizando sua vontade.

– Você agradece a Deus o que Ele faz por você no dia a dia? Você tem gratidão ativa trabalhando na messe do Senhor? Você tem reconhecimento para com o Senhor, sendo comprometida(o) com a sua vontade libertadora na edificação do seu Reinado de amor?

“Um deles, ao perceber que estava curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia.”, diz o evangelho. Devemos reconhecer e sermos gratos a Deus que nos liberta de todos os males. A letra da canção Gratidão de Rafa Gomes, diz assim:

Gratidão é privilégio de quem vê
A vida com o coração
Pra quem sabe ver nas coisas
Mais simples, imensidão
Beleza rara no que é comum

Gratidão, transforma nossos dias cinzas
Em inspiração, esparge luzes coloridas
Nessa escuridão
De tantas invenções pra tentar ser feliz

Abra a porta e a janela do teu coração
E deixe essa luz bonita
Te tocar em forma de canção
Vida longa tudo que você agradecer

Nunca deixe de agradecer
Um dia comum

Gratidão, transforma chumbo em ouro
E nosso choro em canção
Nos faz olhar pra dor do outro
Com mais compaixão
Atrai coisas bonitas e nos livra da insatisfação

– Termina sua oração agradecendo ao Senhor por tantas graças recebidas ao longo de sua vida cotidiana. Sendo, assim, nunca esqueça de ser grato e comprometido com aquele que cuida de sua vida com amor divino-materno.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário