quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Palavra se fez carne - 08 de novembro, 4ª feira, 31ª Semana do Tempo Comum


08 de novembro, 4ª feira, 31ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 08 de novembro, 4ª feira da 31ª Semana do Tempo comum.

- O evangelho de hoje nos lembra que o seguimento a Jesus vem em primeiro lugar, pois aquele que o aceita tem de estar disposto a assumir a proposta do Reino de Deus, ou seja, a prática da justiça e o exercício da fraternidade. Servir ao poder no mundo e seguir Jesus são duas atitudes que não combinam. Peça ao Senhor a graça de se manter firme na caminhada com Jesus, aprendendo a amar como ele amou a todos até o fim.

- Coloca-se, atenta, na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 14, versículos 25 a 33:

“Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhe disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desprende do Pai, da mãe, da mulher e filhos, de irmãos e irmãs, e até de sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não vem após mim, não pode ser meu discípulo. Com efeito, quem de vós se quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos e ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, porá o alicerce e não será capaz de acabar, e todos os que virem isso, começarão a zombar: ‘Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ Ou qual o rei que, saindo à guerra contra o outro, primeiro não se senta para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que macha contra ele com vinte mil? Se vê que não pode, envia uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”.

- Jesus apresenta três exigências para quem pretende ser seu discípulo. Primeira: romper com os laços familiares e colocar em primeiro lugar e de maneira incondicional o amor a Ele. Segunda: carregar a própria cruz, pois ser seguidor de Jesus implica disposição e coragem para carregar a cruz do sofrimento, da rejeição e da perseguição por causa dele. Terceira: "renunciar a tudo o que tem". Mais desafiadora do que as duas primeiras, esta pressupõe completa confiança na providência divina. Jesus conta duas parábolas para dar mais clareza a esta instrução. Com os exemplos do construtor de torres e do rei, Jesus ensina que um projeto importante precisa ser bem examinado para não correr o risco do fracasso vergonhoso. "Não pode ser meu discípulo", diz Jesus a respeito de pessoas imaturas e vacilantes.

- Como você se sente diante das palavras de Jesus no evangelho de hoje? Tens condições de seguir a Jesus, colocando em suas mãos toda a tua existência?

- “Quem não carrega sua cruz e não vem após mim, não pode ser meu discípulo”. Seguir Jesus não é só usar camisas estampadas e sair falando coisas favoráveis sobre Ele. A vida cristã pede convicções mais profundas, como diz o Pe. Zezinho numa canção antiga:

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que eu dormiria muito mais feliz

- Termine sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê a graça de permanecer firme no seu amor e não deixar que nada seja um impedimento para seguir a Cristo e viver uma vida segundo o Espírito.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário