segunda-feira, 20 de novembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 18,35-43 - 20/11/2023


Saiba escutar a voz de Deus que fala ao seu coração

“Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo.  Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então, o cego gritou: ‘Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!’” (Lucas 18,35-38)



Meus irmãos e minhas irmãs, estamos hoje diante desta Palavra de Deus, diante de um episódio na vida de Jesus e na vida deste cego. Jesus estava a caminho de Jerusalém… E Jericó era uma cidade que, antigamente, era a entrada para a terra prometida. Recorde-se que o povo de Deus, antes de entrar na terra prometida, teve um último obstáculo: a cidade de Jericó, as famosas muralhas de Jericó.
Comumente, fazemos a espiritualidade do “Cerco de Jericó”, é justamente para vencer os obstáculos que nos impedem de entrar na terra prometida, ou seja, viver na graça de Deus. Jericó era essa entrada para a terra prometida, mesmo lugar onde chegou o povo israelita, vindo da escravidão do Egito, daquele regime de mendicância e de cegueira espiritual. Falar disso é importante para entender o porquê desse cego estar aqui.

Não percamos nunca a capacidade de escuta, de nos colocar perguntas e a capacidade de rezar

O homem era cego e era mendigo, duas condições de total perda de sentido de viver: não vejo, não tenho nada, logo, não sou ninguém. Era isso que estava no coração daquele homem, mas esse homem, mesmo em meio a tudo isso, conserva coisas muito importantes dentro do seu coração, que nós também precisamos cultivar: a capacidade de escuta, de fazer perguntas e a capacidade de rezar.
Em meio às nossas tribulações, não percamos nunca isto: a capacidade de escuta, de nos colocar perguntas e a capacidade de rezar. Nos momentos de crise, saber escutar a voz de Deus que fala no nosso interior; nos momentos de treva, saber buscar ajuda no lugar certo; no momento de desespero, suplicar a Deus, em oração, que Ele tenha piedade de nós, como fez aquele homem.
Uma escuta atenta, uma inquietude saudável e uma oração insistente, é o que nos ensina o episódio do cego de Jericó, é o que podemos fazer para sair das nossas crises e contemplar as promessas de Deus em nossa vida, contemplarmos a ação de Deus na nossa história e pararmos com aquela postura de vitimismo, aquela postura de prostração, de desânimo, porque Jesus está passando no nosso meio, como passou na vida desse homem.
Ouçamos a Sua voz, vamos até Ele e peçamos com toda a fé e com toda confiança: Filho de Davi, tem piedade de nós!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre DonizetHeleno
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário