segunda-feira, 13 de novembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 17,1-6 - 13/11/2023


Jesus conhece você e cuida do seu coração

“Jesus disse a seus discípulos: ‘É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.’” (Lucas 17,1-2)



Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus como ninguém sabe que nós somos seres falíveis, Ele sabe que a nossa natureza humana é marcada pela queda, pelo erro e pela fragilidade. Jesus é conhecedor do coração humano.
O Evangelho nos fala destas possíveis quedas, Jesus deixa muito claro isso, mas o efeito colateral que segue algumas de nossas quedas é o escândalo, isto é, fazer alguém fraquejar na fé ou até mesmo perdê-la totalmente por causa de um contratestemunho nosso.
A palavra “escândalo”, do grego, significa obstáculo, pedra de tropeço, como uma armadilha. A minha ação não se extirpa somente com a confissão sacramental, mas ela deixa um rastro na vida de alguém, são as consequências do meu pecado. Até podemos e devemos buscar a reconciliação com Deus pela graça do sacramento, onde a nossa culpa vai ser perdoada, retirada, mas, infelizmente, o nosso pecado deixa um rastro, deixamos consequências.

Jesus nunca deixa de sinalizar o que pode transformar de verdade o coração do ser humano

Esse é inclusive o drama dos abusos, por exemplo, que temos tentado amenizar, não só no contexto eclesial, mas em todo o contexto da sociedade. As pessoas que sofrem algum tipo de abuso não vivem mais com alegria a sua vida, muitas delas perdem o sentido de viver, não são felizes e passam a vida lutando com esse drama.
Certos atos não podem ser vistos apenas como fraqueza humana, sabemos disso, mas são doenças, desvios, psicoses e até, em alguns casos, crimes hediondos. Precisamos ser muito rigorosos com isso, porém, Jesus nunca deixa de sinalizar o que pode transformar de verdade o coração do ser humano, senão o fato de sentir-se perdoado, responsabilizado, é claro, mas também perdoado. Porque a correção que passa pela reparação da pessoa ofendida e da sociedade também precisa ser completada com o coração da pessoa que errou sendo perdoada pela misericórdia de Deus.
Porque ninguém está condenado a ser um infeliz e um desgraçado para sempre, mas todos podem receber a graça do perdão.
Vamos evitar os escândalos, vamos corrigir quem está errando perto de nós, antes que seja tarde demais e aconteça algo pior. Então, também sejamos prudentes, sejamos atentos às coisas à nossa volta, ajudemo-nos uns aos outros a viver com coerência às nossas vocações, ajudemo-nos uns aos outros para que Jesus Cristo seja credível e a mensagem do Evangelho chegue a muitos corações.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário