quarta-feira, 1 de novembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 13,18-21 - 01/11/2023


Esforce-se para entrar pela porta de Deus

“Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: ‘Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?’ Jesus respondeu: ‘Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.’” (Lucas 13,22-24)



Meus irmãos e minhas irmãs, estamos retomando o nosso caminho espiritual, através das homilias. E, hoje, alguém do meio da multidão faz uma pergunta para Jesus. Uma pergunta que parece simples, mas são aquelas perguntas que tiram de Jesus respostas claras, profundas e que nos fazem pensar.
Perguntaram para Jesus se são poucos os que se salvam. Essa pergunta, em particular, serviu e serve para nos alertar de que Deus não pode ser visto — como nós dizemos —, como um bonachão, que perdoa tudo e sempre sem nenhum compromisso com a mudança do ser humano.
Porque parece-nos, nos tempos de hoje, que a porta da salvação se tornou tão larga que já não temos mais dimensão; parece que tudo é permitido, todas as pessoas vão se salvar, vão alcançar a misericórdia, mas nunca podemos perder essa dimensão do nosso compromisso.

Quando apresentar-me à porta de Deus, Ele me reconhecerá pelas feições do Filho que ver em mim

Por isso, a resposta de Jesus foi categórica: “Esforçai-vos, fazei todo o esforço possível para entrar pela porta estreita”. O verbo utilizado aqui é agonizomai, esse verbo grego era usado para falar dos competidores, aqueles competidores dos famosos jogos olímpicos. Por isso, a utilização desse verbo aqui tem esse caráter; o cristão precisa fazer a sua ascese, ou seja, esse esforço cotidiano contínuo para que nós vivamos na graça de Deus.
A busca de Deus, a busca dos meios, a busca de todos os dias realizar na vida espiritual, esse caminho de crescimento. Precisamos competir, lutar e nos esforçar. E Jesus completou: “Todo o esforço possível”; Deus não vai pedir de nenhum de nós algo que esteja além das nossas capacidades, mas tudo aquilo que nós pudermos realizar, devemos realizar!
Jesus diz: “Esse esforço é para que entreis pela porta estreita”. “Stenos” (em grego) deriva da palavra que nós temos no português “extenuante”, é um lugar estreito, apertado, por isso, pedirá de nós uma conformação ao ambiente que nós devemos entrar. E que ambiente é este? Esse ambiente chama-se Deus, Palavra de Deus e Evangelho.
O que me fará entrar é me tornar parecido com Jesus Cristo, o único Filho. Porque, quando apresentar-me à porta de Deus, Ele me reconhecerá pelas feições do Filho que ver em mim. Por isso, precisamos nos esforçar para que, a cada dia, sejamos cada vez mais parecidos com o Filho Jesus!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário