sábado, 4 de novembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 12,35-40 - 02/11/2023


Esteja preparado para entrar na vida eterna com Deus

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar.’” (Lucas 12,35-37)



Meus irmãos e minhas irmãs, celebramos com toda a Igreja, neste dia 2 de Novembro, o dia de Finados ou a Comemoração dos fiéis defuntos. Memória e gratidão: duas palavras oportunas para o dia de hoje. Recordar os nossos entes queridos, fazer memória da vida deles e agradecer a Deus por ter nos dado cada uma dessas pessoas.
Essas pessoas não foram tiradas de nós porque elas nunca foram as nossas posses. Não possuímos as pessoas, elas são um dom de Deus na nossa vida; sejam os nossos pais, parentes, sejam os nossos amigos, os nossos irmãos de caminhada e de comunidade, elas são dons de Deus.
Não importa o tempo cronológico que tivemos com elas, importa a qualidade desse relacionamento. Por isso, esse dia também recorda para cada um de nós a responsabilidade que temos com a vida uns dos outros, sejam os familiares, sejam as pessoas que estão próximas a nós. Essas pessoas existiram em nossa vida e sempre existirão, porque a morte não foi uma ruptura.
Hoje, queremos pedir ao Senhor que nos liberte desses apegos a essas pessoas. E também vamos libertar essas pessoas da tristeza e de outros sentimentos ruins que carregamos por causa da partida delas para a vida eterna. Vamos ficar hoje só com a saudade, que é um sentimento tão nobre e tão bom!

Estejamos prontos para enfrentarmos as batalhas, preparando-nos para entrar na vida eterna com Deus

A Comemoração dos fiéis defuntos — que chamamos também de Finados —, pode indicar finalizados, poderíamos dizer: aqueles que chegaram ao momento final de suas existências, ao momento pleno, por isso, não estamos falando aqui do caixão, do túmulo, do jazigo de cinzas, de ossos, mas estamos falando da finalidade da nossa existência, a meta da nossa existência que é a nossa vida eterna com Deus.
Às vezes, o que nos assusta no tema da morte, por exemplo, é justamente pensar na nossa morte, pensar que um dia também prestaremos contas da nossa vida diante de Deus, por isso, o Evangelho de hoje.
“Estar pronto” é o mais alto nível de maturidade espiritual que um cristão deve atingir, estar pronto para encontrar-se com Deus. Na verdade, aqui, esse “estar pronto” é o cume da vida espiritual de todo o cristão. Quem está pronto é quem não se aterroriza com a chegada da morte, porque sabe que a morte é apenas uma porta, é apenas a passagem para a vida plena com Deus.
E Jesus diz no Evangelho: “Tenhais os rins cingidos”, é aquela bela imagem para falar da prontidão. Os rins cingidos era a postura do guerreiro pronto para a luta. E devemos viver o aqui e o agora com essa postura de guerreiro, de quem está pronto para enfrentar as lutas do dia a dia, as tribulações e as batalhas, nos preparando para entrar na vida eterna com Deus.
Neste dia de hoje, coloque sim as suas flores e velas sobre os túmulos dos seus amados, mas volte para casa disposto a viver bem cada dia da sua vida unido ao Cristo, para que, um dia, nos encontremos todos juntos no paraíso reservado para nós.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário