segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 29 de outubro, 30º Domingo do Tempo Comum


29 de outubro, 30º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 29 de outubro, 30º Domingo do Tempo Comum

- A narrativa do evangelho segundo Mateus hoje, nos apresenta a orientação sobre o essencial da vida cristã: “Amar”. A cena é mais uma situação onde Jesus é colocado à prova pelos fariseus. Diante da pergunta: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?", Jesus responde e, como sempre, aproveita para ampliar os horizontes e levar a uma compreensão maior. Ele aponta para o essencial que ultrapassa uma norma da lei, recupera o “espírito essencial”: amar a Deus. Mas Jesus acrescenta o amor ao próximo, que é expressão verdadeira do amor a Deus. Peça ao Senhor que ajude você a compreender e viver esta bela e desafiadora Palavra de Jesus.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 22, versículos 34 a 40:

Naquele tempo, Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Jesus respondeu: "'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!' Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos".

- Jesus nos revela o essencial: Amar. E, amar é mais que expressões por meio dos sentimentos, orações... Amar é abraçar Deus, fonte da nossa vida, acolher sua vontade e responder no dia a dia com atitudes de fé, ao seu amor de Pai misericordioso e consequentemente, ao próximo, os irmãos, “todos”, filhos que somos do mesmo Pai, que é amor. Amar as pessoas é atitude, é favorecer o bem ao outro, da mesma forma que desejamos para nós. A arte de amar é um aprendizado diário, são atitudes de solidariedade, fraternidade, amizade, justiça, respeito... é um dom e também missão de cada pessoa. Agradeça ao Senhor, o seu grande amor por você, amor gratuito, misericordioso... que te ilumina, fortalece, transforma sua vida, fazendo de você dom de amor aos outros.

- Você tem feito memória das marcas do amor de Deus ao longo da sua vida? Existe alguém em sua vida que você acha difícil amar? Como cristão, você tem concentrado sua atenção, em mais amar, que é o essencial na experiência cristã? Como tem contribuído para que o mundo não perca a fé no testemunho de amor?

- 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo' diz Jesus, complementando o maior e primeiro mandamento. Ouça um trecho da música Daqui só se leva Amor, de Jota Quest:

Viver. Tudo o que a vida tem pra te dar
Saber... Em qualquer segundo tudo pode mudar
Fazer. Sem esperar nada em troca
Correr. Sem se desviar da rota
Acreditar no sorriso
E não se dar por vencido
Querer... Mudar o mundo ao seu redor
Saber... Que mudar por dentro pode ser o melhor
Fazer. Sem esperar nada em troca
Vencer
É recomeçar...
Vamos amar no presente
Vamos cuidar mais da gente
Vamos pensar diferente porque
Daqui só se leva o amor...

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, a graça de descobrir e viver com profundidade, alegria e simplicidade o amor em sua vida. Peça pela paz no mundo e para que você seja um instrumento da paz.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, Venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário