terça-feira, 24 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 24 de outubro, 3ª feira, 29ª Semana do Tempo Comum


24 de outubro, 3ª feira, 29ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 24 de outubro, 3ª feira da 29ª Semana do Tempo Comum.

- A vigilância é uma das atitudes que Jesus nos pede no dia de hoje, dado que é imprevisível a vinda do Senhor. Ser vigilante é viver atentamente o dom da vida, pois Deus se manifesta a todo instante e espera encontrar em nós um coração generoso. Peça ao Senhor o dom da vigilância e de viver uma profunda sintonia com Ele.

- Escute o Evangelho segundo Lucas, Capítulo 12, versículos de 35 ao versículo 38.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento para lhe abrirem imediatamente a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo, ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar!”

- O evangelho de hoje traz como tema a vigilância e a prontidão diante da vinda inesperada do Filho do Homem. A chegada improvisada do senhor e sua demora, estão relacionadas à Parusia, ou seja, a vinda do Senhor no fim dos tempos. Inicialmente se pensava numa parusia imediata, o que não aconteceu. Isso acabou desanimando as comunidades e surgiu a tentação de abandonar o seguimento de Jesus. Outra causa de desânimo poderia ser as várias dificuldades internas, como é possível perceber no texto, e as perseguições externas. Por isso o evangelista exorta a comunidade para ser fiel, constantemente vigilante, em prontidão, permanecendo confiante nos ensinamentos de Jesus. A prontidão é uma atitude cristã, e a vigilância não deve ser penosa, não é uma obrigação, mas é expressão do amor por aquele que se espera. Isso é explícito, quando na parábola o senhor chega, não para ser servido, mas para servir. Essas são atitudes próprias do reino anunciado por Jesus. O autor termina essa parábola, recomendando a comunidade a permanecer vigilante, pois a vinda do Filho do Homem pode ser improvisada. A comunidade não sabe quando será essa vinda, porém uma coisa é certa: Ele virá. Esse senhor é Jesus que veio para revelar o projeto salvífico do Pai e entregou a sua vida por fidelidade à vontade de Deus.

- Tome consciência da importância da vigilância como um viver atentamente o dom da vida e as manifestações de Deus em nossa vida. Reflita: O que significa acreditar em Jesus Cristo e na promessa de sua vinda no fim dos tempos? Que empregado eu sou? Aquele que espera o senhor chegar com responsabilidade, prontidão, vigilância? Aquele que serve? Ou aquele que é voltado para seus interesses?

- Rezemos com o salmista 39:

Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade, Senhor!

Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembleia;
vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Mas se alegre e em vós rejubile
todo ser que vos busca, Senhor!

Digam sempre: É grande o Senhor
os que buscam em vós seu auxílio.

- Termine a oração dando graças a Deus por sua Palavra no dia de hoje. Peça a Deus a prontidão e a responsabilidade para construir o Reino de Deus, que é de serviço, característica de quem segue o Messias Jesus, o Filho de Deus.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário