terça-feira, 3 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 9,51-56 - 03/10/2023


Tome a firme decisão de alcançar o Céu

“Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: ‘Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?’ Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.” (Lucas 9,51-56)



No Evangelho de hoje, podemos perceber que o tempo de Jesus se concretiza, a missão d’Ele está no seu caminho de concretização. Jesus está se aproximando de Jerusalém… E a missão d’Ele passará por esse sofrimento, passará pela dor e pela morte de cruz. A missão de Jesus não será fácil de ser concretizada, pois exigirá d’Ele essa entrega total, entrega dolorosa, porém, Ele está decidido.
É uma decisão! E Jesus decide caminhar para Jerusalém. mesmo sabendo de tudo que passaria. Ele não desiste, não volta atrás, mas toma essa firme decisão de ir para Jerusalém, ou seja, Jesus toma essa firme decisão em concretizar a vontade do Pai.
Meus irmãos, nós também, em nossa caminhada rumo ao Céu, nós que somos peregrinos aqui, que também estamos caminhando em destino ao Céu, também precisamos tomar essa firme decisão!

Precisamos nos decidir pelo Céu, pois não será com a violência que venceremos aqueles que se opõem à vontade de Deus

O Céu pertence àqueles que são decididos, àqueles que, mesmo sabendo que passarão também pelo sofrimento, passarão pela dor, tomam essa decisão. O Céu é daqueles que tomam a firme resolução de lutar contra o pecado, que nos impede de chegar ao Céu.
Sem uma firme decisão, sem um firme propósito, facilmente nós desistimos. Quem não toma uma firme decisão, desiste com facilidade diante das provações.
Firme decisão e paciência foram as estratégias de Jesus. Ele usou de paciência e de uma firme decisão para ir até o fim no projeto do Pai. Fomos redimidos pela determinação e pela paciência d’Ele, que foi até o fim sem se incomodar com aqueles que não O acolheram.
Hoje, vemos Jesus que não é acolhido, por isso, diante daqueles que são hostis ao nosso caminho de santificação, precisamos ser pacientes e determinados, não podemos desistir diante daqueles que não nos acolhem. Mesmo que passemos por lutas, pelo não acolhimento, precisamos nos decidir pelo Céu, pois não será com a violência que venceremos aqueles que se opõem à vontade de Deus, mas será com paciência e determinação. Sejamos decididos em alcançar o Céu!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário