sexta-feira, 27 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 12,54-59 - 27/10/2023


Tenha um coração humilde e arrependido

“Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho.” (Lucas 12,56-58)



No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que a mesma destreza que temos para interpretar o tempo (o tempo climático) — aqueles que sabem olhar os sinais, sabem interpretar quando vai chover, quando vai fazer calor —, também devemos tê-la para interpretar o tempo em que estamos vivendo, o tempo que pré-anuncia o nosso destino transcendente, os sinais que estão cada vez mais claros, cada vez mais evidentes da segunda vinda de Cristo, do fim dos tempos.
Uma vez que esses sinais são claros, não podemos deixar para depois a nossa conversão, não podemos adiá-la. Devemos aproveitar o tempo que nos resta, o tempo que temos para vivermos uma profunda reconciliação com Deus e também com os irmãos.
Estamos no tempo da misericórdia, e o tempo da misericórdia é hoje e agora. O tempo para o perdão é agora, nesse instante. Não podemos adiá-lo mais!
Por isso Jesus vai dizer: “Olha, enquanto você está caminhando para o Magistrado, para o Juiz, procure reconciliar-se com o seu irmão, procure chegar lá reconciliado. Não deixe ficar para um instante, para um momento. Reconcilie-se agora”.

Precisamos ter um coração humilde, um coração que se arrependa do pecado

Precisamos viver a reconciliação enquanto temos tempo. Essa deve ser a prudência de que tanto falamos nesses últimos dias, desses sinais que pré-anunciam o fim dos tempos, aquela que o Senhor nos pede: reconciliar-nos, viver uma profunda conversão enquanto temos tempo.
E para que isso, de fato, aconteça, precisamos abandonar a atitude, muitas vezes, hipócrita e autossuficiente daqueles que julgam saber de tudo, mas vão desconhecendo as coisas do céu. Sabem de tudo daqui, mas desconhecem as coisas do céu.
Para interpretar as realidades do Reino de Deus é preciso humildade, é preciso ser alguém de coração humilde, alguém que sabe ouvir a Deus, alguém que tem o seu coração atento à Palavra de Deus, aos sinais que Ele nos dá, da Sua presença em nosso meio. Deus que, com a Sua presença, sempre nos constrange, sempre nos leva ao arrependimento, à conversão e reconciliação.
Os humildes são estes que, diante da presença de Deus, deixam o seu coração ser constrangido, deixam-se levar pela presença de Deus e assim vivem um arrependimento dos seus pecados.
Deus quer que todos nós sejamos alcançados pela Sua salvação, por isso precisamos ter um coração humilde, um coração que se arrependa do pecado, que volte atrás, que se reconcilie com os irmãos. Esse é o tempo, estamos no tempo da misericórdia!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário