quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Palavra se fez carne - 07 de setembro, 5º feira, 22ª semana do Tempo Comum


07 de setembro, 5º feira, 22ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 07 de setembro, quinta-feira da 22ª semana do Tempo Comum.

- A bela narrativa do evangelho de hoje nos descreve uma cena às margens do lago de Genesaré. A multidão sedenta para ouvir a Palavra de Deus se coloca ao redor de Jesus, que sobe na barca de Simão de onde ensina as multidões. Ao terminar se dirige a Simão e o exorta: "Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca". A experiência da escuta atenta à Palavra nos convida a pensar no chamado que Deus nos faz. Peça ao Senhor a graça da escuta amorosa e do discernimento do chamado que Ele faz a você no dia de hoje por meio da Palavra.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, capítulo 5, versículos 1 a 11:

“Naquele tempo, Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: "Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes". Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: "Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!" É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: "Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens". Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus."

- No cotidiano da vida ouvimos a Palavra de Deus, ora no meio da multidão ao redor de Jesus ora na barca das nossas tarefas corriqueiras, que em alguns momentos, se apresentam sem muito êxito e cansados, nos desanimamos. A Palavra de Jesus "Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca" é dirigida a nós também. Quando nos deixamos guiar pela experiência da Palavra, da presença de Jesus que conosco caminha, Sua inevitável força nos transforma. Ao reconhecer essa imensa grandeza, como Simão podemos nos sentir indignos. Mas Jesus nos apresenta a face amorosa de Deus que ama nossa pequenez, nos chama a seguí-Lo e capacita a anunciar o seu amor, como pescadores de vida. Agradeça ao Senhor por todos os pequenos grandes milagres que Ele realiza em sua vida.

- É de Jesus a iniciativa de subir à barca de Simão e também na nossa vida. Reflita: Tenho o acolhido e escutado? Você tem percebido a presença de Deus, a sua ação, os milagres de Jesus no cotidiano da sua vida? Se deixe interpelar sobre como pode corresponder ao chamado de Jesus de “ser pescador de homens”, como tem gerado vida ao seu redor?

- "Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca". Ouçamos o que nos diz a letra da música Vou Navegar de Paulo Roberto.

Outra vez me vejo só, com meu Deus
Não consigo mais fugir, fugir de mim
Junto às águas deste mar vou lutar
Hoje quero me encontrar
Buscar o meu lugar

Vou navegar nas águas deste mar
Navegar, eu quero me encontrar
Navegar, não posso mais fugir

Vou procurar nas águas mais profundas
No mar, feliz, eu vou seguir
Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de sonhar!

Ó, Jesus, com fé eu Te seguirei
Só contigo sou feliz, Tu és em mim!
Teu espírito de amor criador
Me sustenta no meu sim
Me lança neste mar

Vivo a certeza desta missão
Já não posso desistir, voltar atrás
Mãe Maria, vem tomar minha mão
E me ajuda a ser fiel
Só Cristo é luz e paz

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de se deixar guiar pela Palavra, de discernir como atender ao chamado de ser discípulo, “pescador de gente”.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário