quinta-feira, 7 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 5,1-11 - 07/09/2023


Pratique a Palavra de Cristo em sua vida

“Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: ‘Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens’. Então, levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.” (Lucas 5,10-11)



Hoje, meus irmãos e minhas irmãs, 7 de Setembro, uma celebração também especial no calendário civil da nossa nação. Pedimos ao Senhor que abençoe generosamente o nosso querido Brasil!
Mas vamos ao texto do Evangelho, porque ele fala dos inícios. Estamos aqui num texto onde acontece aquela pesca milagrosa e, ao final dessa pesca, Jesus faz o chamado para os Seus discípulos: deixarem tudo e segui-Lo.
Como é bom contemplar os inícios: o início dos estudos escolares; da caminhada na Igreja; o início de um namoro; o início do casamento; o início de uma amizade, enfim… Os inícios são sempre úteis para nos devolver a esperança e o ânimo para continuar. Muitas vezes, precisamos fazer memória de como tudo começou para não perdermos os rumos da nossa caminhada.
O Evangelho de hoje, narra para nos os inícios da história dos discípulos, da relação deles com o Cristo, do encantamento com a Sua Pessoa, da coragem que tiveram de deixar tudo; do desafio de começar uma nova aventura ao lado de Jesus.

A Palavra de Cristo tem poder para nos levar do início até um final seguro e pleno

Recordar os inícios exorciza a monotonia, o cansaço, o peso dos anos, a fadiga das renúncias, a amargura das decepções; às vezes, aquela vontade que bate de desistir de tudo, de deixar tudo para trás e tantas outras coisas. Como é bom recordar os inícios!
A partir dos inícios, podemos reafirmar no hoje e no agora das nossas histórias, o quanto valeu a pena confiar em Jesus, o quanto valeu a pena arriscar tudo por causa d’Ele.
Lembre-se que Jesus deu instruções a Pedro para lançar as redes numa parte do mar, porque, seguir a Palavra de Jesus, é fundamental para que o início não tenha um fim trágico. É importante isso: seguir as instruções de Jesus e ouvir a Palavra de Jesus — e praticar a Palavra de Jesus nos garante que o início não vai ter um fim trágico.
Onde você estiver, vivendo a vocação que você estiver, siga as instruções de Jesus, obedeça a Palavra do Senhor do início ao final da sua vida. Nunca deixe de considerar aquilo que Jesus te diz porque a Palavra de Cristo tem poder para nos levar do início até um final seguro e pleno. Jesus ontem, hoje e sempre!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário