segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Palavra se fez carne - 04 de Setembro, 2ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum


04 de Setembro, 2ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 04 de setembro, 2ª feira, da 22ª semana do Tempo comum.

- Na narrativa do Evangelho de hoje, encontramos Jesus na sinagoga de Nazaré, fazendo um discurso a seu povo, é o início de seu ministério público. Através de seu discurso podemos reconhecê-lo como verdadeiro profeta, homem poderoso em gestos e palavras. Peça ao Senhor a graça de sempre poder reconhecer Jesus no cotidiano da vida.

- Escuta atentamente as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 4, versículos de 16-30:

“Jesus foi a Nazaré, onde fora criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaias. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar o Evangelho aos pobres: enviou-me para proclamar a liberdade aos presos e, aos cegos, a visão; para pôr em liberdade os oprimidos e proclamar um ano do agrado do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos na sinagoga estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: “Hoje cumpriu-se esta palavra da Escritura que acabais de ouvir.” Todos lhe davam testemunho, admirando as palavras cheias de graça que saiam de sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José”? Ele, então, lhes disse: “Sem dúvida, me citarei o provérbio: ‘Médico, cura-te a te mesmo’. Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum, faze também aqui, em tua própria terra!” E acrescentou: “Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito em sua própria terra. Ora, para dizer a verdade, no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, o profeta Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o Sírio”. Ao ouvirem essas palavras, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual sua cidade estava construída, a fim de precipitá-lo. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho”.

- Jesus escolheu um texto do livro do profeta de Isaías para ler e fazer sua interpretação. Ele lê: «O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção». Estas palavras têm um sentido que ultrapassa o momento histórico concreto em que foram pronunciadas. O Espírito Santo habita em plenitude em Jesus Cristo, e é Ele quem o envia. Anunciar, libertar e curar, eis o itinerário, a tríplice missão de Jesus. Embora falasse com autoridade, afirmando ser aquele o momento do cumprimento da referida passagem, muitos judeus não o compreendiam e até o expulsaram da cidade. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria e a coragem para compreender a Boa-Nova que Jesus veio anunciar.

- O texto do evangelho provoca um grande questionamento: que lugar ocupa este Jesus, Filho de Deus vivo, encarnação e cumprimento das escrituras, na minha vida de todos os dias?

- “Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito em sua própria terra.” Jesus não realizou nenhum milagre na sua cidade “Nazaré”, por causa da incredulidade do seu povo. Os que primeiro admiravam, o rejeitaram. O texto nos mostra o grande desafio de evangelizar entre nós mesmos, mas Deus continua caminhando com seu povo. Jesus é o grande profeta, mas não somente porque ele se sabe enviado, mas porque, como os profetas, é rejeitado. Diz a música litúrgica Se calarem a voz dos profetas:

Se calarem a voz dos profetas
As pedras falarão
Se fecharem os poucos caminhos
Mil trilhas nascerão
Muito tempo não dura a verdade
Nestas margens estreitas demais
Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais

- Termine sua oração pedindo ao Espírito Santo, luz para ver a sua própria cegueira, a sua pobreza, as forças que te oprimem, tudo aquilo que te prende, para dar conta da sua pertença total ao povo de Deus. Peça a Jesus, o único Libertador, que o liberte e ajude a lutar por um mundo mais justo.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário