segunda-feira, 4 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 16, 21-27 - 03/09/2023


Tenha uma intimidade profunda com Cristo

“Naquele tempo, Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: ‘Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!’ Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: ‘Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!’” (Mateus 16,21-23)

Assista ao vídeo da Homilia de hoje:


Uma palavra dura que Jesus dirige a Pedro, mas necessária! Neste 22º Domingo, recebemos este texto: a Palavra diz que Pedro chamou Jesus à parte. Chama-me atenção essa expressão do Evangelho porque o original grego usa um verbo que significa: “tomar para si, receber em casa”. É forte a expressão!
Pedro quer uma intimidade com Cristo. Talvez, ele já conhecesse o texto do profeta Jeremias, no capítulo 20, versículo 7: “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir. Foste mais forte do que eu”, mas Pedro quer que Jesus seja do seu jeito.
Pedro quer possuir Jesus, ele quer um Jesus à sua maneira. É o que acontece, muitas vezes, com muitos de nós: queremos Jesus, queremos ser íntimos d’Ele, mas O queremos do nosso jeito, em nossos moldes, na nossa espiritualidade e no nosso devocionismo. É uma proximidade, mas é possuidora, é sufocante. Não é uma intimidade de aprendiz.
Pedro quis ensinar para o Mestre como que Ele deve ser e chamou-O à parte. Isso porque Jesus acabara de fazer um discurso muito claro sobre o que devia Lhe acontecer em Jerusalém: Jesus deveria sofrer, morrer e ressuscitar.

Querer intimidade com Cristo sem aceitar a Sua vida por inteiro é viver distante d’Ele

Pedro se vê no direito de dizer a Jesus: “Senhor, pare de sofrer, não sofra, liberto-Te disso”. O texto diz claramente que Pedro começou a repreender Jesus. Esse verbo é o mesmo usado para repreender o demônio nos exorcismos que Jesus fez.
Quanta audácia da parte de Pedro! Um Jesus perto de mim, mas manipulado pelas minhas ideias. Pedro se viu na pretensão de exorcizar Jesus, exorcizar o caminho que Ele faria na vontade do Pai.
A resposta de Jesus é: “Vai para longe, distância!”. Pedro chama Jesus para essa forma de intimidade e Jesus dá uma resposta a Pedro: “Vai para longe”, ou seja, querer intimidade com Cristo sem aceitar a Sua vida por inteiro é viver distante d’Ele, é estar, talvez, fisicamente dentro dos templos e das celebrações, porém distante d’Ele.
Pedro teve de aprender que cristianismo é seguimento e não atrevimento de querer que Jesus siga os meus caprichos. Pedro quis defender Jesus de algo que se tornou redentor: o sofrimento e a cruz.
Talvez, nós precisemos, nos dias de hoje, de menos apologética e mais sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; mais culto espiritual e menos devocionismo estéril, que não converte o coração. Que Deus nos dê essa graça!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário