sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 4 de agosto, 6ª feira, Memória de São João Maria Vianney


4 de agosto, 6ª feira, Memória de São João Maria Vianney


- Hoje é dia 4 de agosto, 6ª feira, Memória de São João Maria Vianney.

- O evangelista Mateus nos traz mais um ensinamento quando Jesus foi pregar na sinagoga em Jerusalém. Após algumas parábolas, hoje Jesus fala para nós sobre os pré-julgamentos que fazemos dos outros, seja pela aparência, pela cultura, pelo lugar ou família de origem, pelas condições financeiras e intelectuais e outros. Ele foi julgado por ser filho de carpinteiro e duvidaram que alguém tão simples e próximo deles, pudesse ter tanta sabedoria e realizar milagres. Veja se também você não faz pré-julgamentos das pessoas e começa assim tua oração.

-  Escuta o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 54 a 58:

Naquele tempo, Dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: "De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?" E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!" E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

- Muitas vezes nos precipitamos e não vemos a essência das pessoas, como aconteceu com Jesus, desprezado em sua própria pátria, por aqueles que se acham fiéis, mas cheios de incredulidade. Uma vez que nos falta humildade e fé, não cremos que Deus utiliza como instrumento, os que estão bem ao nosso lado, para nos dar conselhos e orientações. Esquecemos de que nossa capacidade é graça de Deus, e não mérito nosso. Ele nos fala através de gestos de outros, palavras, acontecimentos, porém, de corações fechados, perdemos a chance de progredir espiritualmente. Jesus tinha mensagem de salvação e quantas pessoas não o ouviram. Não se abatendo, ele apenas continuou sua missão anunciando nos lugares onde encontrasse corações mais abertos. Peça ao Senhor que te ajude a ter o coração aberta para acolher e viver a sua palavra.

- Inspire-se na palavra de hoje e faça uma conexão com sua vivência. Reviva seu passado e presente até hoje e perceba se a aparência tem sido algo de importância em sua vida e não a essência. Se tem realizado pré-julgamentos sobre as pessoas?! Será que tem rejeitado orientações dos mais experientes inclusive daqueles de sua própria casa?

- “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!”, diz Jesus. Por terem um coração fechado, viram apenas o externo, um Jesus que tem raízes simples, sem títulos e nem privilégios, por isso é tão difícil aceitá-lo. Hoje, da mesma forma, esta imagem dos outros, é classificada e etiquetada como: inteligentes ou incompetentes, profundos ou superficiais, simpáticos ou chatos; úteis ou descartáveis… Desta forma, atrofiamos nossos olhos para perceber a novidade surpreendente que pode brotar no outro. Dizia o Pequeno Príncipe:

“só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."

- A oração é a forma e o momento em que nos abandonamos em Deus e buscamos direcionamento e palavras de salvação. Entregue seu coração, sua vida, nas mãos do Senhor e seja fiel. Agradeça por este momento e peça para Ele te falar como não julgar as pessoas e ser um profeta em sua igreja doméstica. Que enxergue e sinta a presença de Deus no cotidiano e nas pequenas situações, como também, que não desanime caso seja acusado ou desprezado pelos corações fechados.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário