sexta-feira, 4 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,54-58 - 04/08/2023


Somente Deus é capaz de realizar o impossível em sua vida

“Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: ‘De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?’ E ficaram escandalizados por causa d’Ele. Jesus, porém, disse: ‘Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!’ E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé”. (Mateus 13,54-58)



Jesus, ao ensinar na sinagoga de seu povoado, causou ali admiração entre os seus parentes e conhecidos. O texto nos diz que seus parentes e conhecidos diziam: “De onde Lhe vem essa sabedoria e esses milagres?”. Na verdade, os parentes e conhecidos de Jesus estão admirados porque, julgando conhecê-Lo, colocam em descrédito as Suas ações.
O Evangelho de hoje mostra-nos que os familiares de Jesus não deram muita abertura para que Deus agisse ali, porque eles achavam que já conheciam tudo, já sabiam quem era aquele tal Jesus. Por pensarem desta forma, eles se fecharam e não possibilitaram que os milagres acontecessem.

Precisamos ter fé e confiança que Deus tem poder para realizar o impossível na nossa vida

E assim também ocorre conosco quando, às vezes, temos essa pretensão de acharmos que já sabemos demais sobre Deus, que já conhecemos Deus na sua totalidade ou quando julgamos conhecer, entender e compreender o poder de Deus; quando nós não acreditamos no poder de Deus, quando julgamos que Deus não é capaz de realizar em nossa vida. E, assim, nós também nos fechamos para a graça de Deus, também não permitimos que Ele possa agir em nossa vida.
Quando julgamos conhecer suficientemente a Deus, acabamos limitando a sua ação em nossa vida, não porque Deus não teria poder, mas porque nós nos fechamos. Tudo isso dificulta que os milagres aconteçam!
É preciso viver a fé na humildade e na certeza de que Deus age em nossa vida de uma maneira imprevisível. Deus é imprevisível, meus irmãos; não temos como prever como Ele realizará na nossa vida, mas uma coisa precisamos ter: fé e confiança que Deus tem poder para realizar o impossível na nossa vida. Nada é impossível àquele que crê!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário