sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 18 de agosto, 6ª feira, 19ª Semana do Tempo Comum


18 de agosto, 6ª feira, 19ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 18 de agosto, sexta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum

- Como é bom vivermos na presença do Senhor. Acolhemos sua Palavra no dia a dia da nossa vida para alimentarmos a fé e a esperança n’Ele. Desejamos, hoje, caminhar com o Senhor, o Deus da vida. Peça ao Senhor a graça de viver em sua presença, de fazer da tua vida um louvor que agrada ao Pai e que Ele abra teu coração para compreender os valores do Reino.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 19, versículos 3 a 12:

Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e casar com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda”.

- Veja com que sabedoria Jesus responde aos Fariseus e com que pedagogia ensina: ele não usa de palavras arrogantes fazendo mau uso de sua autoridade, ele toma pela mão aqueles que o ouvem e o conduzem a compreender o sentido da lei e daquilo que é feito em prol do Reino, por meio de palavras fáceis e de um raciocínio muito claro a respeito do que é dado como missão a cada um. A essência do seu ensinamento quer falar-nos sobretudo, que um coração endurecido não é capaz se quer, de compreender e acolher os gestos mais simples muito menos situações mais complexas e que exigem mais esforço e disposição interior. Converse com Deus sobre tua disposição de deixar-te conduzir por Ele, como seu discípulo estando aberto à sua vontade e sendo acolhedor das exigências desta caminhada.

- Tens a capacidade de compreender o que nos pede o Criador? Tens a abertura de coração necessária para acolher o que Deus espera de você? Sabes valorizar a importância da família para a vida do mundo? Qual o lugar que o Reino de Deus ocupa em tua vida?

- “O que Deus uniu, o homem não separe”, diz o evangelho. Não nos é permitido ceder aos caprichos humanos. Não nos é permitido colocar nossas dificuldades e incapacidade de compreensão em assumir o projeto de Deus para a vida do homem e da mulher, criados à sua imagem e semelhança, como obstáculos à sua vontade. É permitido a nós escolhermos o Reino dos Céus e viver os laços eternos que nos une ao Criador, seja no amor conjugal, seja na oferta integral do dom de si daqueles que se dedicam exclusivamente ao anúncio do Evangelho. Diz assim a oração do Papa Francisco pelos casais:

Deus Pai, fonte de Amor,
Abre nossos corações e nossas mentes
para reconhecer em Ti a origem e a meta do nosso caminho.
Jesus Cristo, esposo amado,
ensina-nos a vida da fidelidade e do respeito,
mostra-nos a verdade de nossos sentimentos,
faz-nos disponíveis ao dom da vida.
Espírito Santo, fogo do amor,
acende em nós a paixão pelo Reino,
a valentia de assumir decisões grandes e responsáveis,
a sabedoria da ternura e do perdão.
Deus, Trindade do Amor, guia os nossos passos.
Amém.

- Se você sente que seu coração está endurecido, peça ao Espírito Santo a graça de transformar tudo que há de barreiras em seu interior em portas para que a ação da Palavra penetre seu interior. Agradeça ao Senhor pela presença na sua vida.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário