terça-feira, 1 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 1º de agosto, 3ª feira, Memória de Santo Afonso Maria de Ligório


1º de agosto, 3ª feira, Memória de Santo Afonso Maria de Ligório


- Hoje é dia 1º de agosto, 3ª feira, Memória de Santo Afonso Maria de Ligório

- A pregação de Jesus não quer apenas ensinar, mas também libertar. O anúncio, testemunho e vivência da Palavra de Deus acontecem em meio aos conflitos da vida cotidiana. O trigo e o joio estão presentes entre nós e em nós. Peça ao Senhor a graça do discernimento.

-  Escuta o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 36 a 43:

Naquele tempo, Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: "Explica-nos a parábola do joio!" Jesus respondeu: "Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça".

- O inimigo se contenta com a desordem, a injustiça, o desentendimento. Em meio a esta realidade, Jesus traz a semente da esperança para novo convívio com o semelhante e com Deus. Este novo convívio é regido pelo amor. Onde pessoas se abrem para esta nova maneira de viver e se relacionar, ali a ação do inimigo e seu poder serão quebrados. A parábola diz que trigo e joio crescem juntos. Portanto, testemunho cristão não acontece em ambiente purificado, mas em meio ao conflito. Peça ao Senhor sabedoria e discernimento para viver neste tempo de conflito.

- Como lidamos com o mal em nós e no mundo? Como ser paciente diante das injustiças deste mundo? O que o Senhor Jesus nos ensina diante do joio que cresce à nossa vista?

- “Não vos preocupeis”, diz Jesus. Esta palavra de Jesus traz nova possibilidade. Nós não mais precisamos nos preocupar é muito mais abrangente do que dizer: Nós não devemos nos preocupar. Não faz sentido nos preocuparmos com aquilo que só Deus pode realizar. Cristo encoraja-nos a crermos que temos um Senhor ao nosso alcance, que, em meio às nossas preocupações e incertezas nos dá orientação: Deixe-os crescerem juntos, para no devido tempo... Somos uma comunidade cristã de pecadores amados por Deus, que, em sua essência onipotente, se manifesta sempre, pois Ele é Deus conosco. Diz um refrão meditativo:

“Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, por intercessão de Santo Afonso Maria de Ligório, a graça de saber diferenciar o semeador que cultiva o seu coração.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário