terça-feira, 1 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,36-43 - 01/08/2023


Busque produzir bons frutos ao invés de espinhos

“Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.” (Mateus 13,40-43)



No Evangelho de hoje, Jesus explica a Palavra do joio aos Seus discípulos. E, nessa explicação, Jesus fala com clareza a respeito do que acontecerá no fim dos tempos. Nesse grande dia, o dia do juízo, assim como o joio é separado do trigo e jogado ao fogo, os homens maus serão separados dos homens bons e lançados na fornalha de fogo, onde haverá choro e ranger de dentes.
Meus irmãos, não podemos nos enganar, nesse dia, esse dia tão esperado, o fim dos tempos, o dia do juízo final, todos nós prestaremos contas das nossas obras aqui neste mundo. Nesse dia, toda a verdade será revelada, todo o nosso proceder será colocado diante do grande Juiz. Nada, por menor que seja, ficará oculto diante de Deus.
De princípio, neste tempo em que estamos agora, podemos até ocultar aquilo que nós fazemos; podemos encenar e dissimular uma vida de aparente bondade e justiça, assim como o joio faz — o joio consegue crescer disfarçadamente no meio do trigo. Até certo ponto, ele consegue estar ali entre os bons sem ser notado, contudo, no momento da colheita, a leviandade de uma vida sem frutos, de uma falta de bondade, denunciará essas pessoas que são como joio.

A misericórdia de Deus triunfa na vida daqueles que são capazes de produzir frutos que contribuem com a salvação dos seus irmãos

No juízo final, pessoas que produziram espinhos ao invés de frutos, serão facilmente identificadas e serão separadas. É isso que o Senhor nos fala hoje!
Porque pessoas que em nada contribuíram com o processo de santificação das outras pessoas, ou seja, pessoas que foram dissimuladamente colocando empecilhos, definitivamente foram espinhos na vida de santificação dos outros irmãos, essas não entraram no Reino dos Céus.
Deus é infinitamente misericordioso, mas a Sua misericórdia triunfa na vida daqueles que se convertem, daqueles que se tornam pessoas boas; aquelas pessoas que são capazes de produzir frutos que contribuem com a salvação dos seus irmãos.
Portanto, devemos ter isso muito claro: quem é mau, quem não contribui para a salvação do outro, ou seja, quem peca e ainda faz o outro pecar, esse não será recolhido no Reino dos Céus!
Convertamo-nos, busquemos produzir frutos em vez de espinhos. Procuremos ser bons para com os nossos irmãos e procuremos ajudá-los também no seu processo de santificação.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário