quinta-feira, 17 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 18,21–19,1 - 17/08/2023


Pratique, com mais frequência, a lógica do perdão em sua vida

“Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete’” (Mateus 18,21-22)



O Evangelho de hoje nos ensina que o perdão — que devemos dar aos nossos irmãos —, precisa ser semelhante ao perdão que recebemos de Deus, ou seja, devemos perdoar sempre, pois Deus não coloca limites no Seu amor, Ele não coloca limites no Seu perdão. O perdão de Deus é ilimitado!
A pergunta que Pedro faz a Jesus refere-se justamente a essa dificuldade que todos nós temos de perdoar alguém. Todos nós, frequentemente, vivemos situações sejam ali na nossa convivência familiar, na convivência com os amigos, sejam no nosso trabalho, vamos viver situações em que vamos causar machucados em alguém, vamos ser feridos e, então, vamos precisar também exercitar a lógica do perdão.
E ter essa atitude de perdoar não é uma atitude muito fácil. Perdoar é difícil! Por isso, a pergunta de Pedro parece ser uma pergunta razoável: “Tenho que perdoar sempre?”, e Jesus vai dizer que o seu perdão é ilimitado, porque Ele não mediu esforços para alcançar para nós o perdão e a misericórdia.

Vamos precisar também exercitar a lógica do perdão

Diante de tanta generosidade de Deus para conosco, não temos como resistir também em perdoar os nossos irmãos, seja quantas vezes forem. Não podemos nos esquecer, meus irmãos, do exemplo de Jesus Cristo!
Somente com o olhar fixo em Jesus é que podemos renunciar a todo rancor, a toda amargura, a tudo aquilo que nos impede de perdoarmos o nosso irmão e de vivermos com um coração sadio e limpo de todo e qualquer inimizade.
Quando a tentação de não perdoar vier, precisamos lembrar das Palavras do Senhor misericordioso àquele servo que perdoou a dívida do outro, do empregado que não excitou em perdoar a dívida daquela pessoa, mas teve compaixão.
Por isso, nós precisamos sempre olhar para o ensinamento de Jesus. Ele que, do alto da sua cruz, deu-nos o seu perdão, ainda que ferido, ainda que machucado, ainda que maltratado pelos nossos pecados. Se perdoarmos, Deus nos perdoará; se não perdoarmos, também não seremos perdoados por Deus.
E é com esse exemplo que o Senhor quer que nós compreendamos que o perdão aos outros não vem só de nós, mas vem de Deus. É Ele quem nos ensina o perdão ilimitado, tal como Deus nunca se cansa de nos perdoar, nós também devemos nos esforçar para perdoar sempre aqueles que nos ferem.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário