sábado, 29 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 29 de julho, sábado, Memória dos Santos: Marta, Maria e Lázaro


29 de julho, sábado, Memória dos Santos: Marta, Maria e Lázaro


- Hoje é dia 29 de julho, sábado, Memória dos Santos: Marta, Maria e Lázaro.

- Jesus ao hospedar-se na casa de Marta e Maria surge a novidade: uma mulher senta-se aos pés do mestre em horário dos trabalhos domésticos. As palavras de Jesus embelezam o coração mediante os ouvidos atentos de Maria. Ela bebe do poço profundo do “novo” ensinamento. Peça ao Senhor a graça de também estar atento a novidade que Ele sempre comunica com sua palavra.

- Escute o Evangelho de Lucas, capítulo 10, versículos 38 a 42:

Naquele tempo, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!" O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".

- Jesus não censura Marta por trabalhar; o que Ele censura é a sua inquietação, a sua preocupação, o fato de andar agitada no seu “tarefismo”, “com um olhar atravessado” para sua irmã, a quem se queixa e clama uma intervenção de Jesus. A “melhor parte” não é somente a contemplação, é não ver Jesus. A melhor parte é olhar em direção a Ele, é termos o desejo orientado para o Senhor. E se nosso desejo é orientado para o Senhor, nós podemos ter momentos de contemplação e momentos de ação. Não são momentos opostos. Peça ao Senhor a graça de discernir sempre a melhor parte.

- O Caminho de Jesus passa pela casa do seu coração. Você tem a preocupação de acolher Jesus, de lhe abrir a porta do seu coração? Você cria condições para ouvir (escutar) Jesus?

- “...uma só coisa é necessária”, nos diz Jesus. Comentando este evangelho o Pe. Adroaldo Palaoro nos diz:

“A cena de Betânia nos está dizendo: todos somos, ao mesmo tempo, Marta e Maria. Todos nos sentimos, com frequência, ansiosos, angustiados, dispersos e tentados a fazer da eficácia nossa principal preocupação. Mas, vivemos também a experiência do sossego e da unificação, que nos faz ordenar nossas prioridades e viver centrados no essencial. E, uma vez mais, somos convidados a saborear a Palavra que, no mais profundo de nós mesmos, se converte em uma fonte de assombro e de prazer e nos reenvia a um serviço mais generoso e mais livre.”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de poder transformar a sua casa em nova Betânia: casa da acolhida, da amizade, da partilha solidária, da convivência sadia...

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário