terça-feira, 25 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 25 de julho, 3ª feira, Festa do Apóstolo São Tiago Maior



25 de julho, 3ª feira, Festa do Apóstolo São Tiago Maior


- Hoje é dia 25 de julho, 3ª feira, Festa do Apóstolo São Tiago Maior

- Vivemos numa sociedade em que a busca de poder e privilégio está na ordem do dia e bombardeia nossa consciência com suas palavras de ordem para dominar e triunfar. Algumas vezes caímos na tentação de nos perguntar se é ou não vantajoso realizar o bem. Nesse contexto, nos confrontamos com as palavras de Jesus, que nos convida a mudarmos de lógica, a nos fazer pequenos e a sermos os últimos. Peça ao Senhor, nesse momento, a graça de entrar nessa lógica do Reino, que se caracteriza pelo serviço, pela gratuidade.

- Escute o Evangelho segundo Mateus, Capítulo 20, versículos de 20 ao versículo 28.

Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim, conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Os evangelhos apresentam esse paradoxo entre a crescente revelação de Jesus e a incompreensão do messianismo da parte dos discípulos. No evangelho de hoje, os filhos de Zebedeu, por meio da mãe, pedem para ocupar lugares de poder no Reino de Deus. Jesus acolhe o pedido, questiona e ensina que o reinado do Pai não é como aquele das nações. Depois enfatiza a importância de estar a serviço, ao seu próprio exemplo. Converse com Deus e peça essa capacidade, essa abertura de coração para entrar na lógica do Reino e se colocar a serviço, sobretudo, daqueles que são mais vulneráveis.

- Como você percebe essa lógica do Reino dentro de você, e em seus relacionamentos? Como você exerce o poder em sua família, nos lugares que você frequenta, nos grupos na paróquia e comunidades? O que significa concretamente em sua vida assumir o ensinamento apresentado por Jesus: “Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo”?

- “...quem quiser ser o primeiro seja vosso servo”, diz Jesus. Tome consciência da grandeza do Reino de Deus e perceba em sua vida, qual lógica está mais presente: a do poder, das nações, ou aquela do acolhimento, do serviço, do ser último para ser o primeiro. Diz assim um poema/oração de Pe. Francys Silvestrini Adão.

Tu não censuras meus desejos,
mas queres partir deles
para elevar-me
à Tua condição filial.
Por detrás de meu
imaturo delírio de grandeza,
escutas o meu sonho
de permanecer sempre ao Teu lado.
Mas tanto me falta
para compreender que Tua glória!
Aquela que aprendeste de Teu Pai,
nada tem a ver
com as tiranias e opressões
dos poderosos deste mundo!
Tu és glorificado,
abaixando-Te até o menor,
servindo os esquecidos,
entregando até o fim
a Vida que recebeste.
Concede-me, então,
a coragem de abraçar
esta glória crucificada
à Tua maneira,
sem dar lugar
a autossuficiências.
Só assim entenderei
que o Teu Céu começa em mim,
quando não busco mais
minha própria felicidade,
mas saboreio a alegria
de ver a plenitude da vida,
revelando-se luminosa
no rosto do meu irmão.

- Termine sua oração dando graças a Deus por sua Palavra no dia de hoje, por sua presença que nos ensinar a estar sempre a serviço. Peça a Deus que converta sempre mais o seu coração para essa verdadeira lógica do Reino, pois como disse Jesus: “Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo”.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário